Programa De Formação De Líderes LGBTQIA+ Recebe Inscrições

A organização Todxs, em parceria com a Nivea, lança a segunda edição do programa Embaixadorxs. A ação irá selecionar 800 pessoas para participar de programa de formação de lideranças LGBTQIA+. Serão encontros com referência de diferentes áreas, visando desenvolver soluções para os desafios dessa comunidade no dia a dia.

As inscrições ficarão disponíveis até 30 de agosto. Elas devem ser feita pela internet, em formulário disponível aqui.

Na edição de 2023, o programa será dividido em três fases:

  1. Primeira fase: serão realizados encontros com lideranças LGBTQIA+. Nessa fase, o objetivo será discutir o contexto histórico do movimento no Brasil e na América Latina. Além disso, serão levantadas as principais pautas em discussão sobre o movimento no contexto atual. Serão abordadas reflexões sobre áreas diversas, como saúde, educação, comunicação e política;
  2. Segunda fase: aqui, será realizada uma trilha de formação. O objetivo será o de identificar problemas e propor um projeto que faça parte da solução;
  3. Terceira fase: nessa etapa, os e as participantes terão liberdade para apresentar as ideias desenvolvidas ao longo do programa Embaixadorxs. Ali, as 10 melhores ideias receberão um incentivo de R$2.000,00.

Importância do projeto

Judá Nunes, membro do projeto na Todxs, falou sobre o programa. “Pessoas LGBTI+, em geral, ainda enfrentam muitos desafios e preconceitos na sociedade, apesar dos avanços importantes na legislação e na conscientização sobre a inclusão da diversidade sexual e de gênero em ambientes formais, desde a educação até os espaços de trabalho”, explicou.

O Embaixadorxs não apenas forma lideranças, mas também ajuda a criar uma cultura de educação baseada no respeito e no desenvolvimento de pessoas LGBTI+”, completou.

Como funciona o programa?

O programa Embaixadorxs é totalmente gratuito e tem a duração de 3 meses. Todas as atividades ocorrem de forma virtual. Assim, será fundamental ter acesso à internet para participar do programa. O programa ainda é voltada a público LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

Justamente em consideração à vulnerabilidade da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, o programa prevê ainda um auxílio. Segundo o edital, partir da segunda fase, serão disponibilizados auxílios-internet no valor de R$300,00 para 20 participantes. Esse auxílio visa auxiliar nas despesas com conexão à internet, seja residencial ou móvel, viabilizando a participação no programa.

O programa demanda um compromisso de 4 horas por semana. Essas horas serão distribuídas entre encontros, leituras complementares e execução das atividades. A divulgação dos resultados das inscrições ocorrerá por e-mail até o dia 06 de setembro.

Quem pode participar?

Podem participar pessoas de Brasil. Além disso, é necessário possuir proficiência em língua portuguesa. Como dissemos acima, é necessário ter acesso à internet. Por fim, para participar é preciso ser maior de 18 anos. Qualquer pessoa LGBTQIA+ interessada, cumprindo os requisitos, pode se inscrever.

É fundamental ter interesse em se envolver com as questões do movimento social para submeter a candidatura. Serão priorizadas as inscrições de pessoas negras, indígenas, trans, além daqueles que não residem na região sul-sudeste.

Ao longo do programa, será avaliado o desempenho de participantes, conforme critérios definidos no edital.

 

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Instituto Cacau Show

Veja As Oportunidades Sociais Do Instituto Cacau Show

Conheça as diversas oportunidades sociais que o Instituto Cacau Show proporciona aos interessados durante o …

Bolsa Família Cadastro e Atualização Em São Paulo

O Programa Bolsa Família já se faz presente auxiliando famílias e combatendo a pobreza desde …

Programa Mãe Cotiana Tem Inscrições Abertas

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está com inscrições abertas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *