As inscrições para a 3ª edição do Programa Bolsa Jovem, em Fortaleza, foram prorrogadas até 15 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura da capital cearense que oferta bolsas de R$ 300. As pessoas que se interessarem devem se inscrever via internet, preenchendo um formulário no Portal da Juventude.
O programa beneficiará 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em Fortaleza. Para participar, é preciso ter idade entre 15 e 29 anos. A bolsa será para desenvolver suas habilidades em diferentes áreas de interesse. A duração da bolsa será de um ano.
Os pré-requisitos para participar são:
- ter idade entre 15 e 29 anos, excetuando-se os casos para pessoas com deficiência, que será aceita a inscrição até os 35 anos;
- ser residente em Fortaleza, com renda per capita de até um salário mínimo (por pessoa da família);
- jovens que não possuam vínculo empregatício ou que não estejam contratados por nenhum projeto, ação ou contrato de gestão com a Secretaria da Juventude (bolsistas, estagiários, monitores e afins);
- jovens que não recebam bolsa, auxílio, benefício ou patrocínios na mesma área em que está concorrendo;
- jovens que já desenvolvam atividades, projetos ou pesquisa em uma das áreas do Bolsa Jovem por, no mínimo, um ano.
Dez por cento das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência com idade máxima de 35 anos. Além disso, serão disponibilizadas até 150 vagas para pessoas egressas ou em cumprimento de medida em meio aberto do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará.
As inscrições, abertas até 15/09, devem ser feitas aqui.
Como funcionará o programa?
O Programa Bolsa Jovem contempla as seguintes áreas:
- Arte e Cultura;
- Cidadania e Participação Social;
- Ciência, Educação e Tecnologia;
- Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais;
- Práticas Recreativas e Lazer;
- Meio Ambiente e Sustentabilidade;
- Saúde e Bem Estar;
- Economia Criativa e
- Empreendedorismo.
Ao longo da vigência da bolsa, serão realizadas diversas atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades nessas áreas. Trata-se de um programa de inclusão por meio de formações, voltadas a jovens em vulnerabilidade social.
Sobre o Bolsa Jovem
O programa foi criado em setembro de 2019. De lá pra cá, o Bolsa Jovem já beneficiou, em suas duas edições, 5 mil jovens de Fortaleza, que tinham entre 15 e 29 anos. O objetivo é possibilitar e garantir que os jovens desenvolvessem suas habilidades com a concessão de benefício financeiro mensal.
Inicialmente, o projeto foi dividido nas modalidades desportiva, artístico-cultural e liderança social juvenil. Pelo programa, jovens participam de oficinas, congressos e outras várias atividades.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!