Programa Asas Para O Futuro Abre Oportunidades De Trabalho Para Mulheres

O Programa Asas para o Futuro foi criado visando promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Trata-se de uma ação importante do , como forma de promover ações nesse sentido. Esta iniciativa promissora visa abrir caminhos para a .

O Programa Asas para o Futuro irá atuar dando especial atenção àquelas em situações de vulnerabilidade social. Até os dias de hoje, na média, mulheres ainda ganham menos que homens ocupando as mesmas profissões. Por isso ações como essa, visando beneficiar milhares de mulheres, são importantes.

Como vai funcionar o Programa Asas para o Futuro?

O Programa Asas para o Futuro tem previsão de oferecer cerca de 20 mil vagas para mulheres de todo o Brasil. A ação deverá priorizar mulheres negras e indígenas, entre 15 e 29 anos, em sua fase inicial. Grande parte das vagas e oportunidades será na área de Tecnologia da Informação (TI).

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério das Mulheres: www.gov.br/mulheres.

Acompanhe Oportunidades Para As Mulheres Por Aqui 

Ações planejadas

Foram detalhados algumas das ações que serão empreendidas pelo programa. Serão elas:

  • Empodera Mulheres na TI: Investimento de R$ 500 mil para beneficiar cerca de 500 mulheres na área de Tecnologia da Informação. O objetivo é o de romper o estigma de gênero neste setor, predominantemente masculino.
  • Energia Mais Mulher: A ideia aqui é de reservar 30% das vagas em cursos de qualificação profissional para mulheres. Além disso, 50% das vagas em formação social serão dedicadas a jovens mulheres.
  • Elas Exportam: esta frente consiste em um conjunto de ações visando incentivar a participação feminina no setor de exportação e comércio exterior. Aqui, o programa deve reservar vagas especificamente para mulheres.
  • Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos: Aqui, serão publicados editais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para projetos que incentivem a presença feminina. Irão atuar especialmente em campos tradicionalmente dominados por homens, como ciências exatas, engenharia e computação.
  • Projeto Piloto Elas nas Exatas: Inicialmente, essa frente irá focar nas moradoras de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa que visa encorajar estudantes do ensino público a seguir carreiras científicas. Focará em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, oferecendo inicialmente 500 vagas. Mas deve ser ampliado.

Ações para microempreendedoras

O Programa Asas para o Futuro terá ações específicas para Microempreendedoras Individuais. Aqui, não houve detalhamentos ainda muito precisos. Com efeito, demandas por créditos e capacitação por empreendedoras é uma realidade, que possivelmente deve ser abordada.

OAsas para o Futuro representa um passo significativo rumo a um futuro mais igualitário. A ideia é atender a mulheres de todas as idades, raças e origens. Dessa maneira, as ações visam criar condições para que elas possam desfrutar das mesmas oportunidades de crescimento profissional e pessoal que os homens. De maneira geral, pretende ser uma ação igualitária e inclusiva.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vagas De Emprego Cacau Show e PLaycenter Juntas

Vagas De Emprego Cacau Show Nova PlayCenter

A Cacau Show, renomada marca de chocolates, acaba de realizar uma grande aquisição no mercado: …

Meu Primeiro Emprego Prefeitura SP

Estado De São Paulo Abre Inscrições No Programa Meu Primeiro Emprego

O Estado de São Paulo abriu as inscrições para o Programa Meu Primeiro Emprego, iniciativa …

Banco Caixa

Estágio Caixa 2024 Tem Inscrições Abertas

As inscrições para o Estágio Caixa 2024 estão abertas até o dia 29 de fevereiro …