Programa Aprendiz Carioca é Lançado No RJ Saiba Mais

A Prefeitura do Rio de Janeiro está lançando o programa Aprendiz Carioca. Trata-se de uma iniciativa da SMTE (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda). A iniciativa visa criar oportunidades de emprego para jovens da capital fluminense.

O programa foi oficialmente lançado na última sexta-feira (25/8). O lançamento aconteceu durante um evento no Planetário do Rio. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Aprendiz Carioca marca um novo passo em direção à inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

Lançamento

No lançamento, aproximadamente 150 alunos e alunas do projeto assinaram os contratos de participação na iniciativa. Ali, receberam as boas-vindas do secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes, e de Aline Barros, diretora de Recursos Humanos da Comlurb, uma das parceiras da iniciativa.

O programa Aprendiz Carioca tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho para cerca de 400 jovens. As pessoas serão selecionadas no programa com base em seus currículos e entrevistas. Elas foram realizadas nos últimos meses por meio das ações do programa Trabalha Rio. Trata-se de uma ação que promove a empregabilidade na cidade.

Parcerias que visam atender jovens em vulnerabilidade

A iniciativa conta com a parceria da Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração). A Renapsi é uma organização civil, que é especializada em auxiliar a inserção de jovens no mercado de trabalho em empresas de todo o país. Veja a notícia da Prefeitura: www.prefeitura.rio/trabalho-e-renda/programa-aprendiz-carioca-que-vai-oferecer-formacao-a-jovens-em-busca-da-primeira-oportunidade-de-trabalho-e-lancado-no-rio/ – Ou participar de outro Programa Aprendiz do Futuro: www.renapsi.org.br/aprendiz-do-futuro-2023.

Participam do programa jovens com idades entre 14 e 22 anos que estão buscando a oportunidade de ingressar no mundo profissional. O Aprendiz Carioca é voltado para jovens que estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).  Assim, atende jovens pertençam a grupos em situação de vulnerabilidade social.

Participam do Aprendiz Carioca estudantes do ensino fundamental e médio, ou já concluíram o ensino médio, da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez participando do programa, estudantes irão poder trabalhar em diversas áreas da administração pública municipal. Dessa maneira, o programa proporciona a estudantes uma experiência valiosa no ambiente de trabalho.

Atividades práticas e teóricas

Além das atividades práticas, cada participante também terá acesso a aulas teóricas que resultarão em certificação após o treinamento. Assim, além da experiência de trabalho, o Aprendiz Carioca também possibilita uma formação que ajudará a ter oportunidades futuras.

As aulas ocorrerão semanalmente na própria Renapsi. Para apoiar financeiramente jovens participantes do Aprendiz Carioca durante essa etapa de aprendizado, haverá uma bolsa-auxílio de R$ 619,99. Além dessa bolsa que será concedida, o programa também proporciona auxílio-transporte para facilitar o deslocamento.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

CadÚnico Pelo WhatsApp

Cidades Criam Canal de Atendimento CadÚnico Pelo WhatsApp

Algumas cidades têm disponibilizado o cadastramento e atualização do CadÚnico por meio do WhatsApp, a …

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *