A Petrobras se prepara para lançar um ambicioso . Dessa maneira, a estatal do petróleo irá disponibilizar de mil vagas, distribuídas em 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
A iniciativa da Petrobras termina na próxima sexta-feira, dia 12/04. Ela promete abrir portas para . A exigência é que sejam pessoas interessadas em adquirir conhecimento e experiência profissional.
Petrobras oferecerá trabalho remunerado e capacitação profissional
As pessoas que forem selecionadas no programa Jovem Aprendiz da Petrobras terão direito a uma remuneração. Ela será equivalente a um salário mínimo nacional, atualmente fixado no valor de R$ 1.412,00. Além disso, farão jus a benefícios como:
- vale-transporte
- 13º salário
- férias remuneradas
- contribuição para o FGTS
- possibilidade de adesão ao Gympass
- benefícios de saúde oferecido pela empresa.
Programa em duas etapas
O programa de Jovem Aprendiz da Petrobras se divide em duas categorias principais:
- Curso de Aprendizagem Básica
- Curso Técnico
O curso de aprendizagem básica do programa da Petrobras é voltado para jovens de 14 a 22 anos e 8 meses. Já o curso técnico é para jovens que tenham entre 14 e 22 anos e 3 meses. Cabe destacar que, conforme a legislação, para portadores e portadoras de deficiência, a limitação de idade máxima não se aplica.
Como Fazer a Sua Inscrição
A inscrição para participar do processo de seleção será feita exclusivamente através do site da Petrobras — petrobras.com.br/quem-somos/jovem-aprendiz.
Programa inclusivo
Visando promover inclusão social e profissional, a Petrobras reservou parte das vagas para grupos específicos. Dessa maneira, 10% das vagas são para pessoas com deficiência. Outras 10% são para adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar.
Por sua vez, a Petrobras informa que 15% para jovens egressos ou egressas do trabalho infantil. Por fim, haverá oportunidades destinadas a adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas.
Esta iniciativa não só visa fornecer uma formação profissionalizante, conforme explica a Petrobras. Seu objetivo também é também integrar este público ao mercado de trabalho. Dessa maneira, almeja desenvolvimento social e econômico.
Sobre o programa Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa governamental brasileira. Desde que foi implementada, é voltada para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Ele foi criado em 2000, pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005.
Assim, o programa visa proporcionar oportunidades de emprego e aprendizado para jovens entre 14 e 24 anos. O Jovem Aprendiz atua visando conciliar trabalho e educação.
Os principais objetivos do programa Jovem Aprendiz são:
- Proporcionar a inclusão social de jovens por meio do trabalho
- Oferecer oportunidades para que os jovens adquiram experiência profissional e competências técnicas
- Complementar a formação educacional dos jovens, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho de forma mais qualificada
- Promover a integração entre as empresas e as instituições de ensino
O programa Jovem Aprendiz da Petrobras, assim, é parte de um consolidado programa social brasileiro.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!