Nova CNH Entra Em Vigor Em 1º De Junho. O Que Muda?

A partir da próxima quarta-feira (1º de junho), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022) começará a ser emitida. Ela será impressa em todo o país, conforme resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A determinação da mudança foi publicada em 13 de dezembro do ano passado.

A CNH terá muitas novidades. Em primeiro lugar, o novo documento terá mais dispositivos de segurança. Assim, o governo espera que seja possível ter mais recursos para se evitar fraudes. Além disso, haverá uma nova paginação no visual e novas subcategorias de condução serão implementadas. Dessa forma, visualmente a nova CNH também será bem diferente da anterior.

Haverá ainda modificações em relação ao sistema de pontuação. Abaixo, seguem alguns dos pontos principais que ainda geram dúvidas.

Validade e pontos

Mesmo com a mudança, a validade da CNH continua seguindo as regras determinadas pela Lei 14.071/20. Assim a validade do documento é de:

  • Motoristas até 50 anos – CNH com validade de 10 anos;
  • Motoristas com 50 até 70 anos – CNH com validade de 5 anos;
  • Motoristas com 70 anos ou mais – CNH com validade de 3 anos.

Já sobre a pontuação, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH. Até então, havia o limite de 20 pontos em 12 meses. Com a mudança, este número passou para 40 pontos durante este mesmo período.

Mudanças visuais

Chama a atenção que, visualmente, a CNH passará por significativas mudanças. Por exemplo, na sua parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto. No modelo anterior, a assinatura fica após a dobra.

Além disso, a nova CNH terá um quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir. O documento ainda terá um quadro de observações. Nele, serão informadas possíveis restrições médicas ou se o(a) condutor(a) exerce atividade remunerada como motorista.

O novo padrão mostrará irá diferenciar quem tem a Permissão para Dirigir com quem tem a CNH definitiva. No primeiro, haverá identificação da letra “P”, enquanto no segundo caso a identificação será pela letra “D”. Além disso, haverá as seguintes mudanças:

  • Impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte debaixo do documento;
  • Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
  • Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;

Maior número de categorias

Uma novidade importante que deve mudar muito o trânsito no Brasil é sobre o aumento do número de categorias de habilitação. Atualmente, elas se dividem em A, B, C  e D. Porém, a mudança deverá elevar esse número. Haverá, assim, 14 categorias ao todo. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a mudança.

Preciso tirar a nova CNH agora?

A resposta é não. A mudança será gradual. Assim, as pessoas que tirarem nova habilitação ou que renovarem o documento já terão a nova CNH. Mas quem ainda tem o antigo documento dentro do prazo regular, poderá esperar sua próxima renovação para trocar pela nova versão.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Arquiteto Gratuito Pelas Prefeituras

Serviços De Arquitetura Gratuito Pelas Prefeituras

Ao cidadão Brasileiro um lembrete: Serviços de Arquitetura Gratuito que as Prefeitura de todo o …

Programa Luz Popular Zera Conta De Luz No Piauí

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei nº 8.433, de 03 de …

Como Solicitar Castração Gratuita De Animais Em São Paulo

O município de São Paulo oferece um serviço serviço de castração de animais desde 2001. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *