Nova CNH 2022

Nova CNH Entra Em Vigor Em 1º De Junho. O Que Muda?

A partir da próxima quarta-feira (1º de junho), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022) começará a ser emitida. Ela será impressa em todo o país, conforme resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A determinação da mudança foi publicada em 13 de dezembro do ano passado.

A CNH terá muitas novidades. Em primeiro lugar, o novo documento terá mais dispositivos de segurança. Assim, o governo espera que seja possível ter mais recursos para se evitar fraudes. Além disso, haverá uma nova paginação no visual e novas subcategorias de condução serão implementadas. Dessa forma, visualmente a nova CNH também será bem diferente da anterior.

Advertisements

Haverá ainda modificações em relação ao sistema de pontuação. Abaixo, seguem alguns dos pontos principais que ainda geram dúvidas.

Validade e pontos

Mesmo com a mudança, a validade da CNH continua seguindo as regras determinadas pela Lei 14.071/20. Assim a validade do documento é de:

Advertisements
  • Motoristas até 50 anos – CNH com validade de 10 anos;
  • Motoristas com 50 até 70 anos – CNH com validade de 5 anos;
  • Motoristas com 70 anos ou mais – CNH com validade de 3 anos.

Já sobre a pontuação, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH. Até então, havia o limite de 20 pontos em 12 meses. Com a mudança, este número passou para 40 pontos durante este mesmo período.

Mudanças visuais

Chama a atenção que, visualmente, a CNH passará por significativas mudanças. Por exemplo, na sua parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto. No modelo anterior, a assinatura fica após a dobra.

Advertisements

Além disso, a nova CNH terá um quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir. O documento ainda terá um quadro de observações. Nele, serão informadas possíveis restrições médicas ou se o(a) condutor(a) exerce atividade remunerada como motorista.

O novo padrão mostrará irá diferenciar quem tem a Permissão para Dirigir com quem tem a CNH definitiva. No primeiro, haverá identificação da letra “P”, enquanto no segundo caso a identificação será pela letra “D”. Além disso, haverá as seguintes mudanças:

  • Impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte debaixo do documento;
  • Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
  • Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;

Maior número de categorias

Uma novidade importante que deve mudar muito o trânsito no Brasil é sobre o aumento do número de categorias de habilitação. Atualmente, elas se dividem em A, B, C  e D. Porém, a mudança deverá elevar esse número. Haverá, assim, 14 categorias ao todo. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a mudança.

Preciso tirar a nova CNH agora?

A resposta é não. A mudança será gradual. Assim, as pessoas que tirarem nova habilitação ou que renovarem o documento já terão a nova CNH. Mas quem ainda tem o antigo documento dentro do prazo regular, poderá esperar sua próxima renovação para trocar pela nova versão.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Cursos Disponíveis Senai

Senai-PB Abre Inscrições Para 10 Cursos 100% Gratuitos

O Senai da Paraíba (Senai-PB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Serão capacitações nas …

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …