A partir da próxima quarta-feira (1º de junho), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022) começará a ser emitida. Ela será impressa em todo o país, conforme resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A determinação da mudança foi publicada em 13 de dezembro do ano passado.
A CNH terá muitas novidades. Em primeiro lugar, o novo documento terá mais dispositivos de segurança. Assim, o governo espera que seja possível ter mais recursos para se evitar fraudes. Além disso, haverá uma nova paginação no visual e novas subcategorias de condução serão implementadas. Dessa forma, visualmente a nova CNH também será bem diferente da anterior.
Haverá ainda modificações em relação ao sistema de pontuação. Abaixo, seguem alguns dos pontos principais que ainda geram dúvidas.
Validade e pontos
Mesmo com a mudança, a validade da CNH continua seguindo as regras determinadas pela Lei 14.071/20. Assim a validade do documento é de:
- Motoristas até 50 anos – CNH com validade de 10 anos;
- Motoristas com 50 até 70 anos – CNH com validade de 5 anos;
- Motoristas com 70 anos ou mais – CNH com validade de 3 anos.
Já sobre a pontuação, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH. Até então, havia o limite de 20 pontos em 12 meses. Com a mudança, este número passou para 40 pontos durante este mesmo período.
Mudanças visuais
Chama a atenção que, visualmente, a CNH passará por significativas mudanças. Por exemplo, na sua parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto. No modelo anterior, a assinatura fica após a dobra.
Além disso, a nova CNH terá um quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir. O documento ainda terá um quadro de observações. Nele, serão informadas possíveis restrições médicas ou se o(a) condutor(a) exerce atividade remunerada como motorista.
O novo padrão mostrará irá diferenciar quem tem a Permissão para Dirigir com quem tem a CNH definitiva. No primeiro, haverá identificação da letra “P”, enquanto no segundo caso a identificação será pela letra “D”. Além disso, haverá as seguintes mudanças:
- Impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
- Holograma na parte debaixo do documento;
- Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
- Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;
Maior número de categorias
Uma novidade importante que deve mudar muito o trânsito no Brasil é sobre o aumento do número de categorias de habilitação. Atualmente, elas se dividem em A, B, C e D. Porém, a mudança deverá elevar esse número. Haverá, assim, 14 categorias ao todo. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a mudança.
Preciso tirar a nova CNH agora?
A resposta é não. A mudança será gradual. Assim, as pessoas que tirarem nova habilitação ou que renovarem o documento já terão a nova CNH. Mas quem ainda tem o antigo documento dentro do prazo regular, poderá esperar sua próxima renovação para trocar pela nova versão.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!