Negativação Do Seu CPF o Que Leva a Isso? Como Resolver?

Negativação Do CPF, Como Resolver IssoUma dúvida que muitas pessoas têm é a respeito da negativação do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Dito de outra forma, muitos querem saber sobre o que leva a ficar com “nome sujo”. Muitos impedimentos podem vir de uma negativação, além de vários transtornos.

Alguém cujo CPF estiver negativado pode não conseguir fazer compras à prazo, por exemplo. Além disso, poderá ser impedido de conseguir acesso a crediário e outras operações do tipo. Isso sem contar as cobranças que eventualmente surjam. Por fim, e não menos importante: várias pessoas têm seu CPF com restrições sem saber o motivo.

Isso acontece porque muitas vezes algumas ações feitas pela pessoa, talvez muitos anos atrás, podem ter se tornado uma negativação no CPF. Enfim, diante de dúvidas comuns a respeito, abaixo vamos listar alguns motivos que levam a alguma restrição. A fonte das informações é o Serasa, órgão que trata dessas restrições.
Veja o vídeo sobre o CPF Online abaixo e no Canal Programas Sociais BR outros assuntos importantes:

Confira o vídeo deste assunto e muito mais no Canal Programas Sociais BR:

Motivos que levam a restrição do seu CPF

Seguem abaixo os motivos que podem levar a alguma restrição do seu CPF. Para consultar alguma restrição do tipo, basta entrar no site do Serasa, pelo endereço www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/.

Negativação

Trata-se do motivo mais comum de restrição do CPF. Basicamente, isso ocorre quando a pessoa que for portadora de determinado CPF atrasa alguma parcela de compra ou uma conta, por exemplo. A falta de pagamento do cartão de crédito também leva a essa situação. Nesse caso, a empresa credora notifica o Serasa ou outro órgão da falta de pagamento.

Nesse caso, depois de regularizado o pagamento, o CPF é liberado de restrições. Ele será liberado também havendo negociação do pagamento junto à empresa.  Em caso de o consumidor considerar que a cobrança seja irregular, o fim da restrição pode ocorrer mediante ação no Procon ou alguma outra instância jurídica de direitos do consumidor.

Participação em falência

Um empresa entra em falência quando ela não tem mais dinheiro para pagar funcionários e fornecedores. Nesse caso, ela fica dívidas grandes com bancos e instituições financeiras e fica sem condições de arcar com as próprias despesas. Assim, donos ou sócios dessa empresa podem ficar com o “nome sujo” e CPF restrito.

Nesses casos, além de renegociar dívidas, é preciso procurar a Junta Comercial na qual a empresa estiver registrada e regularizar a situação pendente.

Cheque sem fundos

De 1995 para cá, o uso de cheques diminuiu 94%. Assim sendo, trata-se de um motivo mais raro de restrição de CPF. Mas ainda ocorre. Trata-se de operação com cheque na qual não se tem reserva financeira para arcar com o valor. Assim, o nome é negativado.

Esse tipo de situação pode ser regularizado junto à instituição financeira e com o credor.

Protesto no Serasa e Ação judicial

Um credor pode, a qualquer momento, protestar contra alguém que lhe deve junto ao Serasa. Da mesma maneira, pode entrar na justiça pedindo a execução da dívida.

Como “limpar” seu nome e liberar seu CPF?

Uma opção é o próprio Serasa. O órgão oferece alguns planos para regularizar e renegociar dívidas. É preciso ver qual plano é melhor em relação a seu perfil. Em última instância, negociar com seu credor pode ser também uma opção viável.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

FGTS Liberado

Saque Aniversário Do FGTS Veja Como Baixar o App FGTS

Criado em 2019 e em vigor desde 2020, o Saque-Aniversário do FGTS 2024 permite a retirada de …

Banco Caixa

Concurso Da Caixa Editais 2024 Para Níveis Médio e Superior

As inscrições para o Concurso da Caixa 2024, com oportunidades para candidatos de níveis médio …

Cursos Gratuitos Prefeitura De BH PBH

Cursos Gratuitos Abertos Da Prefeitura De BH EAD Ou Presencial PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da plataforma EAD PBH, oferece uma série de …

One comment

  1. Dinheiro esquecido no banco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *