A Moeda Social Araribóia foi criada em dezembro de 2021 pela Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro. Depois de completados um ano e meio de história, a administração municipal da cidade fluminense diz já ter investido mais de R$150 milhões. Trata-se de um programa de transferência de renda, em caráter permanente, que contempla cerca de 36 mil famílias com inscrição ativa no CadÚnico.
O valor médio pago às famílias é de R$450,00 ou 833 araribóias, podendo variar conforme cada caso. Além disso, comerciantes do município podem se inscrever, tendo vários benefícios. A prefeitura de Niterói divulga periodicamente listas de pessoas beneficiadas, que podem ser acessadas aqui: www.niteroi.rj.gov.br/arariboia/.
Ampliação do programa
A partir do próximo mês, o número de famílias que recebem a moeda social deve aumentar. Assim, serão aproximadamente de 37 mil famílias e mais de 90 mil pessoas beneficiadas com o programa.
O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, é o gestor do programa na prefeitura, falou sobre a Moeda Social Arariboia ao jornal O Dia.
“A Moeda Social Arariboia veio para transformar a realidade de milhares de moradores de Niterói. Mais que oferecer renda à população que necessita, o programa tem um viés que oferta cursos dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e promove a capacitação com o intuito de gerar renda e proporcionar a autonomia das famílias. O uso da moeda social também é um potencializador do comércio periférico que ganhou visibilidade e uma renda extra ao comercializar produtos e serviços em Araribóia”, explicou.
Quem pode receber?
Podem receber a Moeda Social Araribóia aquelas famílias cadastradas no CadÚnico e que se enquadram na definição de vulnerabilidade social. Essa definição se dá de acordo com a faixa de renda. O valor do benefício varia conforme o número de membros da família. O valor inicial, considerando o primeiro membro da família, é de 250 araribóias.
A partir daí, cada membro recebe 90 araribóias, considerando um limite de até mais cinco pessoas. Assim, o programa é calculado totalizando seis integrantes de uma mesma família. Assim, o Moeda Social Araribóia concede um valor máximo de 700 araribóias para famílias com seis membros.
Esse valor sofreu alteração desde mês passado. Assim sendo, a partir de julho, o benefício deve receber um reajuste de quase 20%. Dessa maneira, ele passa de 293 araribóias para o primeiro membro da família, podendo passar dos 820 para famílias de 6 pessoas.
Cadastro de comerciantes
Comerciantes que se cadastrarem no programa podem também aumentar sua receita. Atualmente, são cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais aptos a aceitarem o pagamento com a moeda social.
Comerciantes de Niterói podem cadastrar seus negócios para receberem a moeda social como forma de pagamento. Ela poderá ser usada na aquisição de seus serviços e produtos. Para se cadastrar, é necessário se dirigir a uma das Agências do Banco Araribóia. A lista completa pode ser acessada aqui: www.institutoedinheironiteroi.org/.
Para se cadastrar, é preciso se dirigir a uma agência com os seguintes documentos:
- CPF
- RG
- CNPJ (caso tenha)
- e-mail
- número de telefone
- comprovante de residência
- dados de uma conta bancária tradicional.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos