MEC Oferece 50 Mil Vagas Em Cursos De Extensão. Veja

Estudantes de licenciatura e Preofessores de todo o Brasil poderão participar de cursos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Trata-se de cursos de extensão, com conhecimentos voltados a Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação. Eles serão oferecidos na plataforma AVAMEC.

Os cursos são fruto de uma parceria entre o MEC e a Universidade Federal de Goiás (UFG). São, ao todo, 50 mil vagas. As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pela AVAMEC: www.avamec.mec.gov.br/. E o processo de inscrição é bastante simples. Basta acessar a plataforma e informar dados como e-mail, telefone e endereço. Depois disso, é só escolher o curso desejado e apertar o botão “Inscrever”.

Cada curso tem 60 horas de duração, sendo ministrados de maneira online. Na plataforma do MEC, é possível conhecer todos os detalhes de cada formação. Entre os dados disponibilizados, estão ementa, os objetivos do curso, a metodologia e os conteúdo que vão ser abordados.

Início - AVAMEC
AVAMEC/ reprodução

Ao final do curso, quem cumprir todos os requisitos terá direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária — no caso, uma certificação de que fez o curso. Esse documento poderá ser usado na rede de ensino. Assim, terá validade para, por exemplo, a progressão profissional.

Estudantes no início de carreira na docência podem usar a capacitação para se inserirem no mercado. Na universidade, o certificado servirá também para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas em atividades extra-curriculares.

O que é a Plataforma AVAMEC?

A AVAMEC é uma plataforma on-line do MEC. Ela foi criada visando permitir a concepção e a administração de cursos a distância. Esse sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME.

Essa plataforma é parte do programa Educação Conectada. No geral, esse programa tem como objetivo fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Com efeito, dentro de um mundo cada vez mais digitalizado, a iniciativa almeja melhora qualitativa da educação.

MEC expande Educação Conectada e oferece internet para mais 24,5 mil escolas - Portal do FNDE
Educação Conectada – MEC/ reprodução

Em março, a plataforma registrou recorde dos últimos 12 meses, com quase 600 mil acessos. Atualmente, a plataforma AVAMEC oferece mais de 80 cursos de 20 instituições do país.

Cursos acessíveis

Embora haja enfoque em educadores e educadoras, bem como em estudantes em formação docente, qualquer pessoa pode fazer os cursos da AVAMEC. Com efeito, há um foco no projeto no auxílio à formação continuada docentes e estudantes. Principalmente, aqueles e aquelas dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Vale Reconstrução é Lançado Para Ajudar Vítimas Das Chuvas No RS

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do Governo Federal anunciaram …

Cursos Online Gratuitos Da Universidade Harvard

Harvard Disponibiliza Cursos Online Gratuitos Em Português

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é renomada instituição de ensino superior fundada em …

Prefeitura De Campo Grande

Campo Grande Dá Curso Gratuito De Educação Financeira Para Empresas

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, está sendo oferecido um curso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *