A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu uma turma para participação na 8ª Maratona CiberEducação. Nesta edição, haverá uma jornada educacional 100% online e gratuita. Cada estudante que participar concorre a uma das 1.500 bolsas profissionalizantes gratuitas oferecidas pela Cisco. Essas bolsas serão concedidas em comemoração aos 30 anos da companhia.
Para se inscrever, a pessoa interessada deverá acessar a turma da SMCT para se formar no curso de ciber segurança “Segurança de Endpoint”. Isso deverá ser feito por meio da plataforma Cisco Skills for All. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
Nesse curso, cada estudante aprenderá os processos de defesa e proteção de diversos dispositivos conectados à rede de internet. Concluindo o curso, cada estudante já poderá fazer o curso e concorrer às bolsas.
Endpoint é todo o dispositivo conectado a uma rede de computadores. Inclui, portanto, desde computadores de mesa até notebooks, até dispositivos móveis como tablets e smartphones, além de outros. No curso da maratona, cada estudante aprenderá os processos de defesa e proteção destes dispositivos conectados à rede, ampliando a segurança nas atividades cotidianas.
Maratona CiberEducação: importância e como participar?
Todos os dias bilhões de equipamentos estão conectados à rede. E diante da profusão de crimes online, como golpes, cada um precisa ser protegido. Assim, atividades como a Maratona CiberEducação têm sua importância reforçada.
Sobre o tema da cibersegurança e a importância da Maratona CiberEducação, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro destacou como este evento pode contribuir para avanços na área, e na geração de oportunidades para estudantes.
“A segurança online é uma preocupação que deve fazer parte da nossa rotina diária, pois as ameaças cibernéticas evoluem em um ritmo muito rápido com um número crescente de invasão de dados. A Maratona CiberEducação oferece oportunidade para que o aluno inicie uma carreira bem-sucedida em um dos mercados de trabalho mais aquecidos”, destaca Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.
Como dissemos, somente participantes que concluírem o curso serão elegíveis para concorrer a uma das 1.500 bolsas de estudos. Além disso, a previsão é de que a Maratona Cibereducação aconteça entre 4 e 24 de março. O número de vagas para a turma é ilimitado. Portanto, quanto antes for feita a inscrição, maiores as chances de conseguir uma vaga.
As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até último dia da maratona, no link skillsforall.com/course/endpoint-security.
Oportunidades
Cursos como a Maratona Cibereducação têm grande importância em uma área de crescente importância na atualidade. Assim como ocorre na maior parte da área da tecnologia da informação, trata-se de um campo de considerável empregabilidade. Portanto, eventos como este geram importantes oportunidades para estudantes do Rio de Janeiro.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!