loader image

Manaus Lança Programa Habitacional ‘Entrada Garantida’

Nesta quinta-feira, 21 de dezembro, Manaus lança oficialmente o programa Entrada Garantida. Este programa terá como objetivo subsidiar a entrada em imóveis para famílias manauaras. O que se sabe é que funcionará por meio da seleção de famílias cadastradas no SIMHAB (Sistema Municipal de Habitação).

O cadastro é bem simples e está disponível desde setembro deste ano, conforme já falamos aqui. Com ele, será possível participar do entrada garantida. Dessa maneira, as famílias manauaras poderão concorrer a subsídios de parte da entrada dos seus imóveis.

Com efeito, assim, Manaus entra em uma tendência já existente noutras cidades de se subsidiar parte da entrada de imóveis novos. Poderão participar famílias que não tenham sido contempladas por outros programas habitacionais, e passarem nos critérios sociais estabelecidos no programa.

Cadastro nos programas habitacionais de Manaus

O cadastro para poder participar do Entrada Garantida será no site do SIMHAB – simhab.manaus.am.gov.br/inscricao. Será necessário fornecer alguns dados, conforme a lista que segue abaixo:

  • Nome completo (Nome social, se for o caso)
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • RG
  • NIS (Número de Identificação Social, com os dados do CadÚnico)
  • Escolaridade
  • Nome da mãe
  • Título de Eleitor

Metas para os próximos anos

Há estimativa da Prefeitura de Manaus de atuar nos próximos anos visando enfrentar o déficit habitacional. Assim, nos quatro anos do atual mandato do Governo Federal, a ideia é articular parceria entre o executivo municipal e federal. Dessa forma, será possível viabilizar 17 mil unidades habitacionais para a população pobre da capital do Amazonas.

Além disso, serão 1,2 mil moradias para famílias em áreas de riscos, além de 3 mil moradias do Minha Casa Minha Vida.

No programa municipal “Manaus Minha Casa”, por exemplo, a Prefeitura de Manaus vai beneficiar, no primeiro momento, 252 famílias. Serão disponibilizadas unidades habitacionais, com casas sobrepostas. Para todos os programas será necessária a atualização cadastral a partir do SIMHAB. No âmbito do Manaus Minha Casa, serão oferecidos os subsídios do Entrada Garantida.

Como funciona a Entrada Garantida?

Os valores da Entrada Garantida em Manaus devem ser divulgados e melhor detalhados. De toda forma, as famílias contempladas serão escolhidas a partir do cadastro do SIMHAB. Lá, dados sociais e a regularidade deles conforme as regras do programa serão analisados. Assim, serão escolhidas as famílias que terão uma parte da entrada nos seu primeiro imóvel subsidiada.

Podem ser contempladas famílias que não tenham ainda imóvel e se enquadrem no perfil social do programa. Assim, a prefeitura de Manaus irá combater o déficit habitacional do município.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Aluguel Social Governo Goiás

Aluguel Social Em Goiás Pode Ser Prorrogado a Famílias Com Pessoas Com Deficiência Ou Autistas

Em Goiás, novidades foram anunciadas às famílias beneficiárias do Aluguel Social. Agora, àquelas que têm …

FGTS Liberado

FGTS Futuro Deve Ser Criado Pelo Governo Federal

Foi divulgado no dia 14 de fevereiro que o governo pretende lançar o FGTS Futuro. …

Programa Pé-de-Meia Ensino Médio

MEC Divulga Calendários Do Programa Pé-de-Meia

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira (08/02) as normas e o calendário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *