Estão abertas as inscrições em 120 vagas no programa de microcrédito social “Eu Posso”, em João Pessoa. Elas começam nesta quinta-feira (06/07). As pessoas interessadas podem se inscrever em dois dias, sendo oferecidas 60 vagas em cada um deles.
As inscrições devem ser feitas de forma presencial. Elas podem ser feitas na sede da Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) da capital paraibana. Ela fica localizada na Rua Diogo Velho, nº 150, no Centro. O atendimento começa às 9h.
O Eu Posso é um importante microcrédito. Neste novo edital, os créditos oferecidos para pessoa física podem chegar a R$ 8 mil. Já para pessoa jurídica, o teto é de R$ 15 mil para quem tem menos de seis meses de formalização no ato da inscrição.
Os valores liberados vão variar mediante análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas previstas no processo.
O programa é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). As regras não mudaram substancialmente do edital anterior. O microcrédito do Eu Posso é voltado para empreendedores e empreendedoras formais e informais, com idade superior a 18 anos ou com emancipação legal, residentes e domiciliados na capital paraibana.
O programa também pessoas jurídicas (MEI e ME) que estiverem sediadas no Município de João Pessoa, e que tenham cadastro ativo junto à Receita Federal.
Como se inscrever?
As principais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site euposso.joaopessoa.pb.gov.br.
As inscrições devem ser feitas presencialmente, no endereço da Sedest:
- Rua Diogo Velho, nº 150, no Centro. Atendimento a partir das 9h.
Para se inscrever, será necessário o envio de uma documentação. Ela é a seguinte:
A documentação para pessoa física é:
- documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional);
- comprovante de Situação Cadastral no CPF;
- comprovante de residência em nome da pessoa proponente, dos pais ou do cônjuge (que pode ser de água, energia, telefone, fatura de cartão de crédito de até 90 dias ou contrato de aluguel com firma reconhecida do locador e locatário);
- certidão negativa municipal;
- comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do(a) empreendedor(a) e que contenham informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular.
A documentação para pessoa jurídica é:
- documentos dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI), conforme a documentação exigida para pessoa física;
- cartão CNPJ ou certificado de MEI e ME;
- certidão atualizada da Junta Comercial (ME);
- comprovante do endereço comercial; certidões negativas municipal, estadual e federal;
- certificado de regularidade do FGTS Pessoa Jurídica;
- faturamento do ano de 2021 (ME), com assinatura de contador e carimbo com CRC;
- comprovante de conta bancária Pessoa Jurídica que contenha banco, agência, número da conta e nome do titular;
- declaração do Imposto de Renda Atual (em caso de MEI) ou previsão, para o caso da empresa não ter completado um ano de exercício.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!