Itaú Social Distribuirá 2 Milhões De Livros Infantis

Secretarias municipais de Educação e organizações da sociedade civil poderão receber livros gratuitamente do programa Itaú Social. Elas têm até as 18h do dia 2 de setembro para fazerem uma solicitação. Serão, ao todo, 2 milhões de livros distribuídos na campanha “Leia com uma criança”.

As obras selecionadas para esta edição são De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar e A pescaria do curumim e outros poemas indígenas. Somente organizações sociais e secretarias municipais de Educação podem pedir os livros. Porém, qualquer pessoa pode fazer parte da mobilização indicando o programa para uma entidade elegível.

Serão priorizadas secretarias e instituições localizadas em municípios mais vulneráveis. Para isso, serão considerandos parâmetros como grau de concentração de renda (Índice de Gini), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicadores de pobreza e outros.

Créditos: reprodução

É possível conferir mais informações e a lista de cidades prioritárias no regulamento oficial do programa. As instituições podem solicitar um kit. Ele será composto por dois livros para cada criança atendida ou matriculada. Também estarão disponíveis 14 títulos da estante digital. Além disso, há um acervo de 22 obras já distribuídas em anos anteriores. Há também versões audiovisuais acessíveis voltadas para o público com deficiência, no site do programa.

O site do programa é o https://www.itausocial.org.br/divulgacao/leia-com-uma-crianca/. As informações são da Agência Brasil.

Escolha dos livros

Segundo o Itaú Social, os livros distribuídos em 2022 foram escolhidos por meio de edital. Assim, foram escolhidas obras com base em histórias que valorizassem pessoas e culturas negras e indígenas.

Um dos livro é o De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar (Editora Companhia das Letrinhas), que tem ilustrações de Bruna Lubambo e texto de Otávio Júnior. Este escritor, contador de histórias e produtor teatral, ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro.

O livro traz danças e ritmos periféricos, e tem como ponto central da narrativa crianças e jovens das periferias. A produção tem como pano de fundo uma pesquisa cuidadosa feita pelo autor. Inclui temas sobre o estilo funk e seus demais aspectos culturais no Brasil.

Outro é o livro 12 poemas de A pescaria do curumim e outros poemas indígenas (Editora Panda Books), Tiago Hakiy. Ele contem 12 poemas, cujo autor é descendente do povo Sateré Mawé. A obra traz versos recheados de lembranças e afetos sobre um jeito de ser criança que tem muitas relações com a natureza. As ilustrações são de Taísa Borges, com vários temas que remetem paisagens naturais.

As duas obras podem ser solicitadas em braille e em fonte ampliada para crianças com deficiência visual. Além disso, há um formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade. As versões audivisuais também se encontram disponíveis online.

Seleção dos livros 2023

Também estão abertas, até as 18h do dia 9 de setembro, as inscrições para o edital de seleção das duas obras para o próximo ano. Serão livros de literatura para crianças e farão parte do kit do programa para distribuição em 2023. Serão selecionados livros de literatura sobre quaisquer temáticas. Porém, receberá inscrições somente de livros de escritores(as) e ilustradores(as) de países latino-americanos nascidos e residentes.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *