Instituto Assaí Lança Programa De Empreendedorismo Negro

O Instituto Assaí lançou o programa Afronegócio. Trata-se de uma iniciativa que visa criar um espaço para impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil. O programa irá oferecer uma diversidade de conteúdos focados nos desafios de pessoas negras em sua jornada para empreender. A ideia é incentivar e dar suporte para pessoas negras poderem alavancar seus próprios negócios no setor de alimentação.

O lançamento do programa Afronegócio, do Instituto Assaí, será marcado por um workshop, com inscrições gratuitas, realizado em 06/12. As inscrições podem ser feitas aqui. Todo o programa, seus detalhes e iniciativas, além do material e formas de participação ficam disponíveis no site academiaassai.com.br/afronegocio.

O projeto Afronegócio integra a Academia Assaí é programa de capacitação e fortalecimento de empreendedores e empreendedoras. Contempla pessoas que atuam no segmento de alimentação. O programa oferece podcasts, notícias, entrevistas com especialistas, parcerias, além de dicas para diferentes formatos de negócios.

Importância da iniciativa do Instituto Assaí

O programa também oferece capacitações e cursos gratuitos, de diversos temas. “A população negra é a maior empreendedora do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, também é a que tem menor acesso à educação e capacitação para tocar os desafios diários na gestão do próprio negócio. Nesse sentido, o projeto Afronegócio é uma continuidade natural do programa Academia Assaí, que há sete anos promove a capacitação gratuita para microempreendedores(as). Queremos incentivar cada vez mais o afroempreendedorismo e oferecer ferramentas para que esses negócios desenvolvam suas competências, a partir de conhecimentos específicos do setor alimentar e dentro de suas vivências e realidades”, explicou Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

De acordo com dados do Sebrae, mais da metade dos empreendedores e empreendedoras no Brasil se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as). Em termos mais exatos, representam 52% do total. Os dados são do levantamento Empreendedorismo por Raça-cor do Sebrae.

O estudo foi realizado em 2022, e mostra também um dado bastante preocupante que justifica iniciativas como a do Afronegócio. Ainda que representem maioria numérica, essas pessoas têm, na média, menos escolaridade, empresas menores e trabalham mais sozinhas. Por sua vez, também ganham menos.

Parceria

Um dos destaques do programa do Instituto Assaí é oferecer a coluna Afroempreender, que é assinada pela PretaHub. Nela, aparecem soluções relacionadas a experiência de pessoas negras no universo do empreendedorismo. O objetivo é o de gerar identificação e representatividade.

Há um calendário de atividades da PretaHub em parceria com o Instituto Assaí. Nele, constam iniciativas como o Afrolab, Preta Degusta, dentre outros. Já falamos de alguns deles aqui, ao longo do ano.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Abertos Gratuitos Rio On

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Bolsas De Estudos Para Professores Pelo Governo Federal

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *