O Instituto Assaí lançou o programa Afronegócio. Trata-se de uma iniciativa que visa criar um espaço para impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil. O programa irá oferecer uma diversidade de conteúdos focados nos desafios de pessoas negras em sua jornada para empreender. A ideia é incentivar e dar suporte para pessoas negras poderem alavancar seus próprios negócios no setor de alimentação.
O lançamento do programa Afronegócio, do Instituto Assaí, será marcado por um workshop, com inscrições gratuitas, realizado em 06/12. As inscrições podem ser feitas aqui. Todo o programa, seus detalhes e iniciativas, além do material e formas de participação ficam disponíveis no site academiaassai.com.br/afronegocio.
O projeto Afronegócio integra a Academia Assaí é programa de capacitação e fortalecimento de empreendedores e empreendedoras. Contempla pessoas que atuam no segmento de alimentação. O programa oferece podcasts, notícias, entrevistas com especialistas, parcerias, além de dicas para diferentes formatos de negócios.
Importância da iniciativa do Instituto Assaí
O programa também oferece capacitações e cursos gratuitos, de diversos temas. “A população negra é a maior empreendedora do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, também é a que tem menor acesso à educação e capacitação para tocar os desafios diários na gestão do próprio negócio. Nesse sentido, o projeto Afronegócio é uma continuidade natural do programa Academia Assaí, que há sete anos promove a capacitação gratuita para microempreendedores(as). Queremos incentivar cada vez mais o afroempreendedorismo e oferecer ferramentas para que esses negócios desenvolvam suas competências, a partir de conhecimentos específicos do setor alimentar e dentro de suas vivências e realidades”, explicou Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.
De acordo com dados do Sebrae, mais da metade dos empreendedores e empreendedoras no Brasil se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as). Em termos mais exatos, representam 52% do total. Os dados são do levantamento Empreendedorismo por Raça-cor do Sebrae.
O estudo foi realizado em 2022, e mostra também um dado bastante preocupante que justifica iniciativas como a do Afronegócio. Ainda que representem maioria numérica, essas pessoas têm, na média, menos escolaridade, empresas menores e trabalham mais sozinhas. Por sua vez, também ganham menos.
Parceria
Um dos destaques do programa do Instituto Assaí é oferecer a coluna Afroempreender, que é assinada pela PretaHub. Nela, aparecem soluções relacionadas a experiência de pessoas negras no universo do empreendedorismo. O objetivo é o de gerar identificação e representatividade.
Há um calendário de atividades da PretaHub em parceria com o Instituto Assaí. Nele, constam iniciativas como o Afrolab, Preta Degusta, dentre outros. Já falamos de alguns deles aqui, ao longo do ano.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!