A plataforma iDelas, com o apoio da Microsoft, lançou o Programa Social iDelas Para Elas. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo capacitar 50 mil empreendedoras. Ao longo do curso, receberão suporte e mentorias para cuidar da gestão financeira de seus negócios.
O curso terá duração de 12 meses. As interessadas podem realizar as inscrições gratuitamente até o dia 11 de novembro. Podem se inscrever mulheres empreendedoras de todo o Brasil.
O programa iDelas Para Elas voltado para micro e pequenas empreendedoras. Poderão se inscrever, inclusive, trabalhadoras autônomas e informais. A ideia central do curso é dar suporte àquelas que possuem dificuldades no controle financeiro. Além disso, o programa recebe mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A capacitação será gratuita, oferecida por meio do aplicativo do iDelas. O app possui ferramentas de gestão financeira, treinamentos e mentorias com grandes lideranças do Brasil.
A Microsoft, ao longo do programa, oferecerá mentorias, tecnologias de nuvem e colaboração para micro e pequenas empresas. Além disso, haverá integração entre o iDelas e o Microsoft for Startups Founders Hub. Este último é um programa de apoio e fomento ao crescimento de startups no país.
Ele funciona oferecendo diferentes tipos de mentorias, capacitações e a possibilidade de apoio. Entre os que são oferecidos, há créditos de acesso às tecnologias da Microsoft.
Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de novembro. Elas deverão ser feitas online, no site do iDelas, no endereço https://idelasparaelas.com.br/.
Como dissemos acima, qualquer empreendedora do Brasil poderá se inscrever no iDelas Para Elas. Todas as demais informações sobre o programa poderão ser encontradas no mesmo site das inscrições.
Empreendedorismo feminino no Brasil
A iniciativa do iDelas surgiu a partir de dados de um estudo realizado pelo GEM, Sebrae e IBQP. Ele mostra que cerca de 55% dos negócios femininos começam por necessidade. Assim, eles surgem sem planejamento e seguindo passos, na maioria dos casos, intuitivos e pouco baseados em parâmetros mais técnicos. A falta de conhecimento financeiro é um dos pontos chave nessa situação de precariedade.
Por conta disso, a maioria desses negócios tende a fechar logo após completarem um ano. Assim, ofertar conhecimento financeiro, dentre outros, pode auxiliar na mudança desse quadro.
O projeto busca criar condições para se explorar melhor o potencial do empreendedorismo feminino na América Latina. Assim, por meio da plataforma iDelas, várias iniciativas são desenvolvidas. Acessível, a plataforma pode ser bastante útil para mulheres que buscam empreender.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!