O Governo Federal se prepara para fazer uma análise aprofundada nas contas de 5 milhões de pessoas que recebem o vale-gás nacional. Criado em 2021, este benefício atende cidadãs e cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social. Hoje, faz depósitos de R$ 110 mensais, em média.
No início deste mês de setembro, o Ministério publicou no Diário Oficial da União (DOU) essa decisão. Assim, vai realizar um pente-fino aprofundado no rol de beneficiários e beneficiárias. Em geral, querem apenas confirmar se quem recebe o auxílio gás está cumprindo todas as regras de permanência no programa. Quem não se enquadrar, poderá ter conta suspensa ou excluída.
Por mais desconfianças que isso gere dentro de um contexto de cortes em programas por decisão do governo federal, trata-se de procedimento normal. Em todos os benefícios sociais do governo, há procedimentos de checagem de quem o recebe. Por exemplo, dados cadastrais e necessidade de atualizações são periodicamente vistos.
Por mecanismos desse tipo, novas famílias e pessoas podem ser inclusas em benefícios. Da mesma maneira, algumas podem ser excluídas.
Como saber se foi excluído(a) do programa?
Para não sair do auxílio gás, é importante é verificar se o seu Cadúnico. Cabe sempre observar se está atualizado com informações verídicas. A consulta pode ser feita através do sistema do app do Meu Cadúnico. A consulta também pode ser feita via site.
Quem está com os dados desatualizados pode ser excluído(a) por inconsistências nos perfis. O mesmo vale para todo benefício social associado ao cadastro. Cabe lembrar que há necessidade de atualizar o CadÚnico a cada dois anos, pelo menos.
A atualização pode ser necessária mesmo antes disso. Isso, por exemplo, em caso de mudança importante no núcleo familiar (morte, mudança, nascimento, etc.).
Quem for excluído(a) deve fazer o quê?
Pelo aplicativo do Auxílio Brasil, a pessoa que recebe o auxílio será notificada da exclusão. Nesse sentido, é preciso consultar de forma constante o aplicativo. Só assim é possível saber sobre isso. Em caso de ser excluído ou excluída e achar que a exclusão é indevida, é possível se questionar.
Pelo próprio aplicativo será possível fazer a contestação. Ela também pode ser feita pelos telefones 111 ou 121 com o número do CPF ou NIS.
Geralmente, quando se recebe exclusão do programa e se resolve a pendência logo depois, é possível voltar ao programa. Contudo, na maioria das vezes ele precisa voltar a enfrentar a chamada fila de espera
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!