Governo Do Piauí Lança Programa Oportunidade Jovem

O Governo do Piauí lançou nesta quarta-feira (07/05) o Programa Oportunidade Jovem. Trata-se de uma nova ação que tem como objetivo inserir 10 mil estudantes do ensino médio no mercado de trabalho. O programa será dividido em várias frentes.

Trata-se de ação conjunta que envolve várias secretarias e agências estaduais estaduais piauienses. O programa Oportunidade Jovem será dividido em quatro frentes. Explicamos cada uma das quatro aqui.

Oportunidade Jovem: mais de 26 milhões serão investidos em programa de inclusão de jovens no mundo do trabalho
Créditos: Governo estadual do Piauí

Monitoria estudantil

Essa frente será coordenada pela Seduc (Scretaria de Estado da Educação). No Oportunidade Jovem, a monitoria estudantil pretende beneficiar estudantes do ensino médio. Serão 1.000 vagas de monitoria. Elas serão distribuídas para estudantes com matrícula nas escolas públicas da rede estadual.

Poderão participar estudantes com matrícula nas modalidades ensino regular e educação profissional. A ideia é que estudantes possam atuar auxiliando colegas nas suas respectivas turmas. Poderão participar em aulas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT).

A seleção terá como critério o rendimento escolar. Ou seja, quem tiver um rendimento escolar excepcional poderá participar. Estudantes que atuarem na monitorial recebem uma bolsa no valor de R$ 350,00. A monitoria terá duração de seis meses.

A Seduc coordenará também o projeto de estágio curricular obrigatório, voltado para estudantes de nível médio. Nesse caso, serão ofertadas 5.100 vagas. Essas são distribuídas para estudantes com matrícula nos cursos técnicos da rede estadual. Esses também contam com bolsa mensal de R$ 350,00.

Estágio extracurricular

Essa frente vai ser coordenada por Sead (Secretaria de Administração), Seduc e Seplan (Secretariado Planejamento), além da Uespi (Universidade Estadual do Piauí). Essa frente irá ofertar 1.000 vagas para estudantes de nível superior e médio. Ao todo, serão 400 vagas para ensino médio e 600 vagas para nível superior. A ação irá variar conforme o tipo de estágio e local de atuação.

Programa de Aprendizagem Profissional

Essa frente é fruto de parceria do governo estadual piauiense com entes públicos e privados.  O Programa de Aprendizagem profissional terá disponibilizadas 1.000 vagas em empresas privadas para estudantes. Atenderá estudantes com matrícula nas escolas estaduais de educação profissional até 2024. Por sua vez, haverá também vagas em instituições públicas. Nesse caso, serão ofertadas outras 400 vagas para jovens de 14 a 24 anos.

Programa de Incentivo ao primeiro emprego

Essa frente também é denominada de Primeira oportunidade. Trata-se de uma iniciativa que irá ofertar 1.500 vagas de primeiro emprego. Poderá atender jovens de 18 a 29 anos. Nessa frente, serão priorizadas pessoas jovens em situação de vulnerabilidade. A meta atual inclui estudantes nessa faixa etária e situação social até 2024.

O governo irá incentivar as empresas a contratarem esse público. Para tanto, irá pagar o valor equivalente à metade de um salário-mínimo nos quatro primeiros meses de contratação.

Além disso, será criada uma plataforma digital de oportunidade, a ser divulgada em breve. A ideia é usá-la para conectar pessoas às oportunidades no mundo do trabalho.

 

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Alfabetiza Piauí Tem Suas Inscrições Abertas

O programa Alfabetiza Piauí é uma iniciativa do governo estadual que visa acabar com o …

Arquiteto Gratuito Pelas Prefeituras

Serviços De Arquitetura Gratuito Pelas Prefeituras

Ao cidadão Brasileiro um lembrete: Serviços de Arquitetura Gratuito que as Prefeitura de todo o …

Serpro Abre Escola Virtual Com Vários Cursos Gratuitos

O Serpro — Serviço Federal de Processamento de Dados lançou uma escola virtual. Ela conta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *