Na última terça-feira (14), durante o evento Google for Brasil, essa bigtech anunciou uma série de iniciativas. Uma delas é voltada para capacitação e desenvolvimento profissional (Bolsas De Estudos) de vários grupos de pessoas. Serão oferecidas bolsas de estudos para jovens, mulheres, pessoas negras, população trans e deficientes visuais.
Dessa forma, até 2026, o Google prevê oferecer 500 mil bolsas de estudos. Elas serão voltadas para a formação de jovens brasileiros e brasileiras nas áreas de Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.
De acordo com o anunciado pela empresa, imediatamente já serão cerca 30 mil bolsas oferecidas. Elas serão direcionadas a jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Dessas, 2 mil bolsas serão exclusivas para pessoas trans.
O CIEE será responsável por selecionar e acompanhar as pessoas jovens estudantes que receberão as bolsas. Ao todo, são mais de 800 horas de aulas com o objetivo de preparar essas pessoas para o ingresso no mercado de trabalho.
Fazer Inscrição
Cada um dos cursos tem cerca de 200 horas e podem ser feitos pela internet no ritmo de cada aluno. Elas serão distribuídas pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). As inscrições devem ser feitas online, no endereço www.portal.ciee.org.br/para-voce/google-ciee/. Também poderá fazer inscrição em outra instituição, na Bettha: www.bettha.com/certificadosgoogle.
Veja o vídeo sobre Bolsas de Estudos Do Google e outras oportunidades no Canal: Programas Sociais BR e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:
Outras Oportunidades
Mulher empreendedora
O Google também anunciou a doação de R$ 10 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). A ideia é produzir cursos para capacitar mais de 200 mil mulheres. Os programas do IRME já são apoiados pelo Google desde 2019. Até agora, o programa já treinou mais de 250 mil brasileiras.
A companhia também doará mil smartphones para a Fundação Dorina Nowill. Essa iniciativa trabalha para realizar a inclusão social de pessoas com deficiência visual. Ela atua no Piauí, Goiânia e Tocantins. Cada smartphone doada oferece conexão com a internet por até dois anos. Durante a pandemia, o Google doou outros 1,5 mil celulares para pessoas atendidas em SP.
Parceria com o Instituto Vamo que Vamo
Uma das capacitações oferecidas pela Google será em parceria com o Instituto Vamo que Vamo. Esta é uma iniciativa sem fins lucrativos que apoia financeiramente estudantes da Trybe. A parceria visa apoiar a carreira de 200 pessoas negras em tecnologia.
As pessoas selecionadas irão receber uma ajuda de custo mensal para se dedicarem à formação da Trybe. Essa ajuda de custo será oferecida durante até 12 meses. Assim, as pessoas selecionadas também terão interações exclusivas com o time do Google ao longo do ano.
As informações constam no site da iniciativa, no endereço www.betrybe.com/parceria-google-vamoquevamo.
Google for Startups
O Google for Startups Brasil também anunciou um programa de apoio para 200 desenvolvedores negros de baixa renda. O objetivo é ajudá-los durante os primeiros passos de suas carreiras na área de tecnologia. O apoio acontecerá por 12 meses. A seleção também será realizada pelo Instituto Vamo que Vamo. A inscrição deve ser realizada por meio do site oficial da escola programação e tecnologia Trybe, no endereço www.betrybe.com/.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos