O MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) desse ano. O Encceja é uma prova destinada a quem não concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade indicada. Assim, mediante desempenho na prova, poderá ter o certificado de conclusão.
O edital do exame será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De acordo com edição anterior, as inscrições iniciam DE 29/Abril a 10/Maio/2024. Por sua vez, a prova está prevista para acontecer em 25/Agosto.
As inscrições são gratuitas
Assim que abrirem inscrições, o candidato ou candidata que for se inscrever deverá acessar a Página do Participante do Encceja 2024. Ela está disponível aqui, e deve ser acessada utilizando-se o cadastro da plataforma Gov.br.
Quem quiser fazer o Encceja para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio deverá escolher essa opção quando se inscrever. É necessário ter 18 anos completos à data da prova para se inscrever nessa opção. O mesmo no caso de quem quiser obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. A única diferença é que nessa opção a idade mínima é de 15 anos à data da prova.
Justificativa de falta no ano anterior
Como dissemos acima, as inscrições para o Encceja são totalmente gratuitas. Porém, aquelas pessoas que se inscreveram no exame do ano passado e faltaram à prova, mas querem se inscrever novamente em 2023, devem justificar a sua ausência. Caso não entreguem essa justificativa no prazo, terão de pagar para se inscrever.
A justificativa de ausência no Encceja 2023 deve ser feita também na Página do Participante: enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. Deverá ter prazo para o envio da justificativa de ausência conforme edital a ser publicado. Quem não justificar sua ausência no Encceja de 2024 poderá pagar uma taxa para se inscrever de novo.
Cronograma completo de 2023 (ANTERIOR):
Segue o cronograma completo do Encceja 2023:
-
Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril;
-
Resultado da justificativa de ausência: 24 de abril;
-
Recurso da justificativa de ausência: 24 a 28 de abril;
-
Resultado do recurso da justificativa de ausência: 2 de maio;
-
Inscrições: 22 de maio a 2 de junho;
-
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 22 de maio a 2 de junho;
-
Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 12 de junho;
-
Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 12 a 16 de junho;
-
Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 19 de junho;
-
Aplicação da prova: 27 de agosto
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos