A Embraer abriu nesta segunda-feira, 05/08, as inscrições para um programa de aceleração de carreiras em tecnologia. Desta vez, a iniciativa tem seu foco em profissionais de 50 anos ou mais. Serão 165 bolsas de estudo. Elas serão oferecidas a pessoas nessa faixa etária, que geralmente têm dificuldades de realocarem-se no mercado. Também contempla pessoas 50+ estejam em busca de aprender novas habilidades.
A empresa divulgou as regras para concorrer a uma das vagas do programa Embraer Social Tech Careers. Essa iniciativa é promovida em parceria com a edtech SoulCode. Pessoas de qualquer parte do Brasil que tiverem interesse podem se inscrever pelo site soulcode.com/embraer/embraersocialtechcareers.
As inscrições vão até 6 de setembro.
Além da idade, o processo seletivo para as bolsas da Embraer terá outros filtros relacionados a outros aspectos. Eles serão relacionados a gênero, raça/etnia, deficiências e orientação sexual.
A intenção da iniciativa é a de contribuir com o aumento da diversidade no mercado de tecnologia. Candidatos e candidatas também passarão por testes de lógica e informática básica.
Embraer dobra a quantidade de bolsas oferecidas
Do total de bolsas de estudos oferecidas, 100 estarão disponíveis para o público em geral. Trata-se do dobro da quantidade oferecida na última edição do processo de oferta de bolsas. Assim sendo, 65 vagas serão reservadas a colaboradores e colaboradoras da Embraer, que atendam aos critérios estabelecidos.
A divulgação do resultado do processo seletivo será feita até o dia 27 de setembro. A capacitação é totalmente online. A previsão é que ela comece em 30 de setembro. Ela contará com duração de 12 semanas. A jornada de 240 horas é distribuída em aulas ao vivo, de segunda a sexta-feira. Elas irão acontecer das 18h30 às 22h30.
Ao longo do período, alunas e alunos vão aprender a trabalhar com vários temas de tecnologia. Irão aprender sobre análise de dados e plataformas low code, por exemplo.
Um dos principais focos será linguagem de programação Python, que é uma das mais recorrentes em atividades relacionadas a inteligência artificial e automação. Enfim, serão diversos temas importantes e valorizados no mercado de trabalho que serão abordados na capacitação da Embraer.
Acompanhe Assuntos Que Podem Ser De Seu Interesse
Acompanhe As Diversas Opções De Bolsas De Estudos, AquiAcompanhe Os Diversos Cursos Técnicos, Aqui
Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui
Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui
Iniciativa de grande sucesso
O programa de bolsas de formação da Embraer contou com três edições anteriores a esta. Assim, o Embraer Social Techo Careers já capacitou mais 1,4 mil profissionais. Desde que foi criado, contou com treinamentos focados em grupos sub-representados, visando aumentar a diversidade no mercado de tecnologia.
Por isso, contemplou pessoas com deficiência, pessoas negras/pardas e mulheres, por exemplo. Após conclusão da capacitação, as pessoas contempladas passam a fazer parte do banco de talentos da Embraer. Também poderá ser contratado ou contratada por empresas parceiras.
Assim, a Embraer atua aproximando pessoas diversas de novas oportunidades de emprego.
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG
Pesquise Artigos