Conheça O Programa Emprega + Mulheres, Voltado A Empresas

Em setembro de 2022 a lei que formalizou o Programa Emprega + Mulheres foi promulgada. Trata-se de um programa que tem entre seus principais objetivos a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho. Há medidas, por exemplo, no combate ao assédio sexual, além do incentivo à parentalidade na primeira infância. Também, visa promover equidade entre homens e mulheres.

Em contrapartida, as empresas que implementarem práticas estabelecidas por essa lei recebem alguns incentivos de ordem fiscal. Aqui, explicamos alguns dos pontos principais do programa e como aderir a ele.

Emprega Mulher - Sebrae
Créditos: Sebrae

Em que consiste o programa?

O Programa Emprega + Mulheres é uma iniciativa que objetiva promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Assim, visa criar incentivos para a criação de empresas socialmente responsáveis nesse sentido.

Dessa maneira, incentiva que empresas adotem políticas de tolerância zero para casos de assédio sexual e outras formas de violência contra a mulheres no ambiente e trabalho. Além disso, o Programa Emprega + Mulheres introduziu uma série de medidas visando o apoio, pelas empresas, à parentalidade na primeira infância.

Tem medidas visando ainda a promoção de qualificação de mulheres em áreas estratégicas para a ascensão profissional. Também incentiva o apoio ao retorno ao trabalho após o término da licença-maternidade, além de estímulo ao microcrédito. No caso do microcrédito, são duas linhas. Uma no valor de R$ 2 mil para pessoas físicas e outra, de R$ 5 mil para microempreendedor individual (MEI).

Como reconhecimento de boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, o programa oferece às empresas o Selo Emprega + Mulher. Ele pode contribuir para  valorização financeira das empresas que, comprovadamente, o obtiverem junto ao Governo Federal.

Selo Emprega + Mulher

O Selo Emprega + Mulheres é concedido às empresas que se destacarem na adoção de uma série de medidas socialmente responsáveis visando equidade de gênero no mercado de trabalho.

São valorizadas medidas como o provimento de creches e pré-escolas para atender às necessidades de suas empregadas. Também serve de estímulo à contratação de mulheres, inclusive para postos de liderança. Também valoriza medidas que incentivem a ascensão profissional de mulheres. Nesse sentido, são incentivadas medias especialmente em áreas com baixa participação feminina.

O Selo também é concedido a quem toma medidas de combate às violações de seus direitos no local de trabalho. O mesmo quanto a implementação de programas de contratação de mulheres desempregadas em situação de violência doméstica e familiar.

Vantagens de se aderir ao programa Emprega + Mulheres

Segundo a lei, as empresas que implementarem as diretrizes serão reconhecidas com o Selo Emprega + Mulher. E podem aderir ao programa empresas de qualquer tamanho.

Micro e pequenas empresas que tiverem o selo terão incentivos fiscais do Governo. Eles serão dados através do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Pelas regras atuais, o limite de crédito concedido pelo Pronampe é de até 30% da receita bruta. É de até 50% do capital social para empresas com menos de um ano de funcionamento. Conta com prazo de pagamento de até 36 meses.

As vantagens para empresas com o Selo começam pela alteração dos limites. Com o selo, as empresas podem receber empréstimos de até 50% da receita bruta anual. O prazo de pagamento pode ser de até 60 meses.

Além disso, o Selo Emprega + Mulher pode ajudar as empresas promoverem sua marca, produtos e serviços.

A adesão pode ser solicitada nos órgãos oficiais de registro de empresas.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *