Como Utilizar FGTS Futuro Para Compra Da Casa Própria?

O chamado FGTS Futuro poderá ser usado para o financiamento de imóveis. Essa nova permissão foi autorizada por meio do programa Minha Casa Minha Vida em 2022. O anúncio foi feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Assim sendo, a previsão é a de liberar o modelo ainda nos três primeiros meses de 2023.

Com essa mudança, o recurso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que for entrar na conta do trabalhador será considerado na análise de capacidade de pagamento. Dessa maneira, o recurso que ainda será recebido poderá ser incluído no cálculo.

Contudo, é preciso ter em vista que com a mudança de governo, será retomado o programa Minha Casa Minha Vida. Esse programa, criado no governo Lula em 2009, foi substituído pelo Casa Verde e Amarela em 2019 e em 2023 voltou a ser Minha Casa Minha Vida em “pleno vapor”. Assim, é possível que possa haver alguma alteração em relação às regras publicadas pela CEF.

De toda forma, aqui explicaremos como funciona o FGTS Futuro para a compra de imóvel próprio.

Usando o FGTS Futuro para a compra de imóveis

Existe ainda algumas pendências para que seja totalmente liberado o FGTS Futuro para a compra de imóveis pelo Minha Casa Minha Vida. Para tanto, a CEF depende da publicação de todas as normas. A previsão é que isso aconteça até o dia 18 de janeiro.

A inclusão considera uma resolução do Conselho Curador do FGTS. Com base nela, o uso do FGTS Futuro na compra de imóveis começará 90 dias depois da resolução.

A ideia da medida é movimentar a construção civil e fomentar a compra da casa própria. Com o uso de mais um recurso, mais pessoas podem ser atendidas pelo programa habitacional. Além disso, pode haver um reaquecimento da construção civil, setor comprometido pelos cortes de investimento do governo Bolsonaro.

O aumento previsto na capacidade de pagamento é de 8%. O número se refere à porcentagem depositada mensalmente na conta de quem trabalha com carteira assinada. Caberá ao trabalhador ou trabalhadora decidir se irá ou não considerar o FGTS Futuro no cálculo do poder de compra da casa própria. Quem optar pelo uso poderá ter acesso à imóveis de valor mais alto.

Usando o valor

Dito de outra forma, seria possível considerar 8% a mais no valor da renda para calcular o financiamento e a capacidade de financiamento. Portanto, será possível financiar imóveis com preços superiores aos que considerem a renda sem o FGTS Futuro.

Só que é bastante recomendável ter cautela para usar o FGTS Futuro. Isso porque ao optar pela modalidade, o valor ficará bloqueado. Assim, em caso de demissão, o saldo ao qual se terá direto estará comprometido.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Acompanhe Vagas De Emprego e Jovem Aprendiz Mineradora Morro Do Ipê MG

As oportunidades de emprego e Jovem Aprendiz estão surgindo com mais opções na região das …

Programa Mães De Pernambuco Libera Calendário

O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira …

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *