As dívidas estudantis no Brasil estão entre os principais vilões do endividamento recorde no Brasil. Tanto que, recentemente, o Governo Federal publicou uma Medida Provisória (MP) que concede descontos na renegociação das dívidas do Fies.
Mesmo assim, muitos e muitas estudantes com dívidas no Fies não sabem como fazer a renegociação. Dessa maneira, não conseguem procurar os canais criados para fazer a renegociação. Pensando nisso, a Caixa Econômica Federal (CEF) criou o aplicativo Fies Caixa. Com ele, a renegociação pode ser feita rapidamente sem sair de casa, pelo smartphone ou tablet.
O aplicativo Fies Caixa foi lançado no dia 01/09 desse ano. Ele está disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store. O objetivo é o de atender mais de 1,85 milhão de estudantes e ex-estudantes que possuam débitos com o Fies.
Pela nova plataforma é possível renegociar parcelas com descontos de até 99%. E, como dissemos acima, de forma rápida e totalmente digital. O serviço ficará disponível até 31 de dezembro deste ano.
Por meio do aplicativo Fies Caixa, qualquer pessoa pode verificar se o contrato está apto para renegociação. Além disso, é possível simular as opções disponíveis de pagamento. Depois, será possível aderir às condições mais adequadas ao seu perfil.
Além da renegociação, é possível consultar os principais dados do contrato e gerar boletos. O aplicativo também proporciona fácil acesso aos serviços mais procurados referentes ao Fies.
Como fazer a renegociação através do aplicativo Fies Caixa?
A renegociação pelo aplicativo é bastante simples. Depois de baixa-lo e instala-lo no seu dispositivo, basta clicar na opção “Renegociação”.
Lá, vai ser possível consultar as características da dívida e procurar a melhor condição de pagamento. É possível parcelar a dívida, por exemplo, além de encontrar um perfil mais adequado ao seu na negociação. Além da renegociação, é possível acessar, por meio do aplicativo Fies Caixa:
- “Meu FIES”: é possível visualizar um resumo dos dados do contrato;
- “Boleto”: visualizar e gerar os boletos das parcelas em aberto;
- “Perfil”: aqui, você pode ter acesso aos seus dados cadastrados no Fies.
Opções pelo site
Também existe a opção de renegociar dívidas e checar os dados do Fies através da plataforma sifesweb.caixa.gov.br. Depois de entrar e fazer login com o seu CPF e senha, basta ir em “Contrato Fies” e, em seguida, em “Renegociação 2022”.
É preciso lembrar que, na regra atual, todo ano haverá uma renegociação diferente. Ou seja, a desse ano deve ser feita até 31 de dezembro. Depois disso, será preciso aguardar a de 2023.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!