Como Pessoas Com TEA Podem Obter BPC-LOAS?

O BPC-LOAS — Benefício de Prestação Continuada pode ser pago a pessoas com TEA — Transtorno de Espectro Autista. O benefício é garantido pela LOAS — Lei Orgânica da Assistência Social. Apesar disso, muitas famílias ainda têm dúvidas sobre como obter esse benefício. Para obtê-lo, é fundamental atender alguns critérios, além de realizar os procedimentos corretos.

Para que pessoas com TEA possam acessar o BPC-LOAS, é necessário atender aos mesmos critérios estabelecidos para todas as pessoas com deficiência. São eles:

  • Incapacidade para se sustentar sozinha: A pessoa deve ser considerada incapaz de se manter sozinha, sem a tutela de outrém
  • Critério de Renda Familiar: O BPC-LOAS é voltado a pessoas de baixa renda. Assim, a renda per capita da família não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo vigente. Em 2024, o salário mínimo é de R$ 1.412,00. Assim sendo, a renda per capita deve ser de até R$353,00

Cumprindo esses requisitos, a pessoa com TEA também precisa passar pela mesma avaliação que demais pessoas beneficiadas. Somente passando por elas podem obter o BPC-LOAS. São elas:

  • Avaliação Social: Realizada pelo Serviço Social do INSS
  • Avaliação Médica: Conduzida pela Perícia Médica Federal

Mais de uma pessoa com TEA por família pode obter o BPC?

Cabe sublinhar que uma família pode receber mais de um BPC. O benefício concedido a um membro dela que tenha deficiência não é incluído no cálculo da renda familiar. Dessa forma, uma família que tenha dois ou três filhos diagnosticados com TEA poderá receber com cada um deles. Nesse caso, o BPC recebido por um deles não afetará o cálculo da renda para a concessão do benefício ao outro filho.

Importante também é lembrar que despesas com tratamento de saúde que comprometam a renda familiar podem ser consideradas na análise do pedido do BPC. Dessa maneira, é importantíssimo informar essas despesas no momento do requerimento. Além disso, é necessário apresentar a documentação comprobatória, se solicitada, com todo o detalhamento necessário.

Como fazer a solicitação?

O pedido do BPC, seja para pessoas com TEA, seja em qualquer situação coberta pelo benefício, pode ser feito de várias formas:

  • Central Telefônica 135: Nesse caso, o atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h
  • Portal ou Aplicativo Meu INSS: A solicitação pode ser feita no portal do INSS, usando a conta Gov.br. Também é possível fazê-la utilizando o aplicativo “Meu INSS”. Em ambos, basta fazer o login com a conta Gov.Br, como mencionado, e depois clicar em “Novo Pedido”. Depois disso, basta seguir as instruções para preencher os dados necessários.
Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Caixa Tem Como Desbloquear

12 Bancos Podem Fazer Consignado Com Auxílio Brasil E BPC

A Caixa Econômica Federal (CEF) e outros 11 bancos estão autorizados a realizarem empréstimo consignado …

Auxílio-Doença Não Precisará Mais De Perícia Médica. Entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou as regras do Auxílio-Doença. Tudo em função …

STF Julga Ação Contra Consignado Para Benefícios Sociais

O Plenário do Supremo Tribunal Federal vai julgar diretamente no mérito uma ação do Partido …

Por Favor Assine Notificações Para Você Receber Novos Artigos!! Poderá cancelar a qualquer momento! OK Assinei Não Obrigado