A secretaria estadual da Fazenda do Paraná vem orientando as instituições sociais a se cadastrarem no Nota Paraná. Somente assim elas estarão aptas para receberem os repasses do programa, mensalmente. Os recursos são de crédito que são originados da devolução de parte do ICMS pago nas compras feitas no estado. Além disso, concorrem a sorteios mensais.
Atualmente, estão cadastradas no Nota Paraná mil 681 entidades. Trata-se de instituições que atuam em diversas áreas. Desde a criação do Nota Paraná 2015, o programa já destinou a entidades sociais cadastradas mais de 342 milhões de reais.
As entidades que participam do Nota Paraná recebem créditos e também participam de concursos mensais. Com eles, concorrem mensalmente a dez prêmios, cujos valores vão de 20 mil e a 20 mil prêmios de 100 reais. A seguir, explicamos como se faz o cadastro.
Como as entidades sociais devem se cadastrar no Nota Paraná?
As entidades interessadas em participar devem se cadastrar na secretaria estadual específica de cada uma das cinco áreas de atuação do programa. São elas:
- Desenvolvimento Social e Família
- Saúde
- Cultura
- Esporte
- Defesa Animal (esta última vinculada à Secretaria do do Desenvolvimento Sustentável).
O passo a passo para o cadastramento no Programa Nota Paraná em cada secretaria estadual está disponível no site www.aen.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-da-Fazenda-orienta-entidades-sociais-se-cadastrarem-no-Nota-Parana.
Basta seguir os passos conforme cada uma das áreas.
O portal do Nota Paraná (que pode ser acessado aqui) traz a relação dos documentos necessários para o cadastro das entidades. Eles podem variar conforme as cinco áreas. Após concluir o cadastramento, a instituição poderá providenciar o lançamento das notas fiscais.
Qualquer pessoa física pode lançar a nota fiscal para qualquer entidade, conforme as regras do programa. A doação pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo do Nota Paraná. A doação também pode ser feita de forma física em estabelecimentos onde tiver urnas identificadas.
Maneiras de efetivar a doação
Há três formas de efetivar a doação. São elas:
- acessando o site do Nota Paraná com seu CPF e senha. Depois disso, na aba “Minhas Doações”, escolher a entidade e digitar a chave de acesso da nota fiscal;
- utilizando o aplicativo Nota Paraná, que está disponível para Android e iOS. Nele, basta ir na opção “Doações”, buscar a entidade desejada e ler o QR Code da nota fiscal;
- presencialmente, depositando a nota fiscal em urnas disponibilizadas pelas entidades nos estabelecimentos comerciais. Nesse caso, a própria instituição recolhe as notas das urnas. É ela quem se encarrega de cadastrá-las.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos