Tarifa Zero/Créditos: Portal da Cidade de Mariana
Tarifa Zero/Créditos: Portal da Cidade de Mariana

Cidades De MG Adotam Tarifa Zero No Transporte Público

Um transporte sem cobrança para pessoas se deslocarem nas suas cidades é algo distante para a maioria das pessoas. Mas para várias cidades de Minas Gerais isso é uma realidade. É o caso do município de Caeté, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com aproximadamente 40 mil habitantes, a cidade adotou a tarifa zero no transporte público em 2022.

Até maio deste ano, a passagem em Caeté era de R$4,00. Assim, era apenas R$0,50 mais barata que a da capital Belo Horizonte. Isso era avaliado como bastante oneroso para a população local, elevando o custo de vida e em desacordo com a realidade econômica de Caeté. Com a pandemia, ainda houve outro problema, que foi o esvaziamento do transporte público, queda no número de passageiros e de viagens.

Advertisements
Cidade mineira adota tarifa zero no transporte público - CicloVivo
Créditos: CicloVivo

Assim, a tarifa zero foi adotada pela cidade enfrentando, ao mesmo tempo, dois problemas. De um lado, diminuiu bastante o curto de vida da população. De outro, fez com que a população voltasse a usar os ônibus municipais para o transporte.

O impacto vem sendo positivo. Com a tarifa zero, a população de Caeté tem a possibilidade de ir trabalhar sem custos de transporte. Além disso, atividades de lazer e frequentar equipamentos públicos se tornou mais viável para todas as pessoas da cidade.

Advertisements

Mais cidades

Caeté não é a única cidade mineira a adotar a tarifa zero, nem sequer a primeira. Desde fevereiro de 2022, por exemplo, o transporte sem custo de passagens foi adotado pela cidade de Mariana. A tarifa zero foi adotada na cidade depois de projeto de lei aprovado em dezembro de 2021. De acordo com ele, um subsídio municipal é dado à empresa prestadora de serviços de transporte público local. Assim, as viagens sem cobrança de passagem acontecem diariamente, desde que a lei foi sancionada.

Ao longo da última década, alguns municípios de pequeno porte de Minas Gerais também adotaram a tarifa zero. Itatiauçu, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte, adota a tarifa zero desde 2015. Monte Carmelo (Triângulo Mineiro), Muzambinho (Sul de Minas) e Abaeté (Centro-Oeste) são outros exemplos de cidades mineiras com tarifa zero.

Advertisements

Novas cidades que adotarão tarifa zero

Algumas outras cidades poderão adotar a tarifa zero em breve. Ibirité, cidade com quase 200 mil habitantes, tem projeto de lei nesse sentido em tramitação. Ouro Branco, na região central e vizinha de Mariana, que adotou o tarifa zero esse ano, também discute se adota a política.

Prefeitura Municipal de Ibirité - TARIFA ZERO: prefeitura de Ibirité  apresenta PL na Câmara de Vereadores, de gratuidade no transporte
Créditos: portal Prefeitura de Ibirité

Desde a onda de protestos de 2013, deflagrada após manifestação contra o aumento de passagens, o assunto da tarifa zero é pauta importante no Brasil. Assim, várias cidades mineiras vem mostrando que essa política pode ser realidade.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Vale-Gás Tem A Maior Fila De Espera De Programas Federais

O Vale-Gás nacional é o benefício social do Governo Federal que, atualmente, possui a maior …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *