Um transporte sem cobrança para pessoas se deslocarem nas suas cidades é algo distante para a maioria das pessoas. Mas para várias cidades de Minas Gerais isso é uma realidade. É o caso do município de Caeté, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com aproximadamente 40 mil habitantes, a cidade adotou a tarifa zero no transporte público em 2022.
Até maio deste ano, a passagem em Caeté era de R$4,00. Assim, era apenas R$0,50 mais barata que a da capital Belo Horizonte. Isso era avaliado como bastante oneroso para a população local, elevando o custo de vida e em desacordo com a realidade econômica de Caeté. Com a pandemia, ainda houve outro problema, que foi o esvaziamento do transporte público, queda no número de passageiros e de viagens.
Assim, a tarifa zero foi adotada pela cidade enfrentando, ao mesmo tempo, dois problemas. De um lado, diminuiu bastante o curto de vida da população. De outro, fez com que a população voltasse a usar os ônibus municipais para o transporte.
O impacto vem sendo positivo. Com a tarifa zero, a população de Caeté tem a possibilidade de ir trabalhar sem custos de transporte. Além disso, atividades de lazer e frequentar equipamentos públicos se tornou mais viável para todas as pessoas da cidade.
Mais cidades
Caeté não é a única cidade mineira a adotar a tarifa zero, nem sequer a primeira. Desde fevereiro de 2022, por exemplo, o transporte sem custo de passagens foi adotado pela cidade de Mariana. A tarifa zero foi adotada na cidade depois de projeto de lei aprovado em dezembro de 2021. De acordo com ele, um subsídio municipal é dado à empresa prestadora de serviços de transporte público local. Assim, as viagens sem cobrança de passagem acontecem diariamente, desde que a lei foi sancionada.
Ao longo da última década, alguns municípios de pequeno porte de Minas Gerais também adotaram a tarifa zero. Itatiauçu, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte, adota a tarifa zero desde 2015. Monte Carmelo (Triângulo Mineiro), Muzambinho (Sul de Minas) e Abaeté (Centro-Oeste) são outros exemplos de cidades mineiras com tarifa zero.
Novas cidades que adotarão tarifa zero
Algumas outras cidades poderão adotar a tarifa zero em breve. Ibirité, cidade com quase 200 mil habitantes, tem projeto de lei nesse sentido em tramitação. Ouro Branco, na região central e vizinha de Mariana, que adotou o tarifa zero esse ano, também discute se adota a política.
Desde a onda de protestos de 2013, deflagrada após manifestação contra o aumento de passagens, o assunto da tarifa zero é pauta importante no Brasil. Assim, várias cidades mineiras vem mostrando que essa política pode ser realidade.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!