O Programa Casa Paulista é um do estado de São Paulo. Ele tem como objetivo principal garantir o acesso à moradia digna às famílias de baixa renda. O programa foi lançado em 2013, e desde então milhares de famílias foram beneficiadas.
O Casa Paulista visa atender a demanda habitacional do estado de São Paulo de várias maneiras. Atua, por exemplo, por meio da construção e reforma de imóveis. Além disso, busca promover a regularização fundiária e o acesso ao crédito imobiliário.
O programa é executado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). De responsabilidade do poder público estadual, o programa trabalha em parceria com prefeituras municipais. O Casa Paulista também trabalha com outras entidades do setor habitacional, além da iniciativa privada, para executar várias de suas ações.
Pilares do programa
Um dos principais diferenciais do Programa Casa Paulista é a preocupação com a sustentabilidade e a acessibilidade. Esses são princípios que norteiam desde a concepção até a construção das moradias. Todas as unidades habitacionais devem obedecer a critérios pautados na sustentabilidade ambiental. Com efeito, também devem ser adaptadas para uso por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O programa também oferece condições especiais para o acesso ao crédito imobiliário. Assim, oferece juros reduzidos e prazos de pagamento estendidos. O Casa Paulista também oferece às famílias beneficiadas orientações sobre educação financeira e sustentabilidade. O objetivo, com isso, é não apenas oferecer condições para que essas famílias tenham suas casas, mas também promover de maneira geral uma melhora de vida.
Cadastro
O Programa Casa Paulista terá novas inscrições em Março/Abril/2024 na região do Alto Ti(: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano e outras cidades). Terá uma importante parceria com a MRV também.
Para participar do Programa Casa Paulista, é necessário atender a alguns critérios. Um deles é ter uma renda familiar de até três salários mínimos. Também a família beneficiada não pode possuir imóvel próprio. Além disso, deve residir ou trabalhar no município onde o empreendimento será construído.
Para o Casa Paulista deve ser feito pelo site onde possui o Passo a Passo: www.habitacao.sp.gov.br/icone/detalhe.aspx – A escolha é por regiões, se a sua região não estiver no “lista completa dos empreendimentos e conheça quais são os municípios contemplados “, acompanhe o artigo para não perder as oportunidades pelo Estado.
“Não é necessário realizar nenhuma inscrição” para participar do programa Casa Paulista, é só escolher o empreendimento. Mas é bom fazer inscrição na Cohab também e preencher o . No caso de funcionário ou funcionária pública de São Paulo, o cadastro deverá ser feito apenas no seu nome.
Acompanhe Programas Habitacionais Na Sua RegiãoJá no momento do cadastro é possível saber se você está habilitado para participar. Nele, será preciso informar o órgão que você trabalha e também o número RS da Matrícula de servidor para dar andamento ao cadastramento.
Aqui: www.habitacao.sp.gov.br/transparencia/pmcmv.aspx, é possível acompanhar todos os projetos e empreendimentos em curso pelo Casa Paulista.
Outros canais para fazer cadastro para a casa própria/apartamento próprio, veja e acompanhe AQUI:
BOA SORTE!!
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos