Casa da Juventude Cursos Técnicos e Empreendedorismo Governo SP

Casa Da Juventude Do Governo De São Paulo Cursos e Empreendedorismo

Casa da Juventude Cursos Técnicos e Empreendedorismo Governo SPO Governo do Estado de São Paulo lançou na última terça-feira (4) o projeto Casa da Juventude (Amigos da Juventude). Trata-se de um projeto que visa oferecer espaços multiuso, todo o estado, voltados ao  apoio ao público em início da vida profissional. O projeto será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. Além dela, o programa contará com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Economia Criativa e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O Casa da Juventude terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, além de oferecer área de trabalho colaborativo. Com efeito, terá ainda ações que estimulam a criação de novos projetos de negócios ao público jovem que tenha de 16 a 32 anos.

Advertisements

O governo paulista vai investir R$ 20 milhões na criação de espaços em municípios de pequeno porte em diversas regiões. O projeto também estipula regras específicas para adesão dos municípios do Estado ao projeto. Assim sendo, as cidades interessadas devem contar com um Conselho Municipal de Juventude e ter população menor que 150 mil habitantes.

Além disso, os municípios devem indicar os terrenos onde os espaços irão funcionar, ficando também responsáveis pela aquisição dos equipamentos. O Estado irá financiar prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria para instalação do espaço. O prazo para a entrega de cada um deles será de 8 meses.

Advertisements

Como funcionará o projeto?

O projeto Casa da Juventude tem três pilares de atuação: Empreendedorismo, Qualificação Profissional e Economia Criativa. No seu conjunto, esses pilares orientam as iniciativas voltadas para a inserção e a preparação de jovens no mercado de trabalho.

O projeto oferecerá cursos gratuitos, além de outras atividades. No caso dos cursos, o Estado vai oferecer as modalidades Expresso e Estágio do Novotec. Nelas, haverá cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos.  Além deles, será oferecido ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups, que serão fomentados no Casa da Juventude.

Advertisements

As Casas da Juventude funcionarão ainda como unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e pela Escola de Inovadores. Por fim, o projeto incentivará o coworking,  que são trabalhos colaborativos que serão desenvolvidos nos espaços do projeto.

Veja mais novidade na página do Governo: Governo lança Casa da Juventude para incentivar qualificação e empreendedorismo | Governo do Estado de São Paulo (saopaulo.sp.gov.br)

Objetivos

A população jovem tem sido a mais afetada por desemprego. Um dado nesse sentido, do levantamento “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Ele mostra que 6 em cada 10 pessoas nessa faixa etária sofreu alterações significativas na carga de trabalho durante a pandemia.

Essas alterações incluem desde grande diminuição de horário e perda salarial, até perda de emprego. As regras específicas para se beneficiar com o programa ainda serão divulgadas em maiores detalhes. Por isso, os objetivos do programa visam atenuar essa situação entre jovens.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Veja Se Seu CPF Foi Usado Irregularmente

Veja Se Seu CPF Foi Usado Irregularmente Para Receber Auxílio

São bem noticiados pela imprensa muitos casos em que pessoas recebem o auxílio emergencial de …

Passaporte Vacina esaudesp Para Entrar Em Estabelecimentos

SP Passaporte De Vacina Para Entrar Em Estabelecimentos

Em São Paulo Capital, será obrigatório tomar vacina contra a covid-19 para entrar nos estabelecimentos …

Novo Cadastro Único o Que Mudou

O Que Mudou No Novo Sistema CadÚnico?

O CadÚnico é conhecido como o Cadastro Único de cada cidadão que garante o recebimento …