O Governo do Estado de São Paulo lançou na última terça-feira (4) o projeto Casa da Juventude (Amigos da Juventude). Trata-se de um projeto que visa oferecer espaços multiuso, todo o estado, voltados ao apoio ao público em início da vida profissional. O projeto será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. Além dela, o programa contará com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Economia Criativa e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
O Casa da Juventude terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, além de oferecer área de trabalho colaborativo. Com efeito, terá ainda ações que estimulam a criação de novos projetos de negócios ao público jovem que tenha de 16 a 32 anos.
O governo paulista vai investir R$ 20 milhões na criação de espaços em municípios de pequeno porte em diversas regiões. O projeto também estipula regras específicas para adesão dos municípios do Estado ao projeto. Assim sendo, as cidades interessadas devem contar com um Conselho Municipal de Juventude e ter população menor que 150 mil habitantes.
Além disso, os municípios devem indicar os terrenos onde os espaços irão funcionar, ficando também responsáveis pela aquisição dos equipamentos. O Estado irá financiar prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria para instalação do espaço. O prazo para a entrega de cada um deles será de 8 meses.
Veja o vídeo sobre este assunto no Canal do Programas Sociais BR:
Como funcionará o projeto?
O projeto Casa da Juventude tem três pilares de atuação: Empreendedorismo, Qualificação Profissional e Economia Criativa. No seu conjunto, esses pilares orientam as iniciativas voltadas para a inserção e a preparação de jovens no mercado de trabalho.
O projeto oferecerá cursos gratuitos, além de outras atividades. No caso dos cursos, o Estado vai oferecer as modalidades Expresso e Estágio do Novotec. Nelas, haverá cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos. Além deles, será oferecido ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups, que serão fomentados no Casa da Juventude.
As Casas da Juventude funcionarão ainda como unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e pela Escola de Inovadores. Por fim, o projeto incentivará o coworking, que são trabalhos colaborativos que serão desenvolvidos nos espaços do projeto.
Veja mais novidade na página do Governo: Governo lança Casa da Juventude para incentivar qualificação e empreendedorismo | Governo do Estado de São Paulo (saopaulo.sp.gov.br)
Objetivos
A população jovem tem sido a mais afetada por desemprego. Um dado nesse sentido, do levantamento “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Ele mostra que 6 em cada 10 pessoas nessa faixa etária sofreu alterações significativas na carga de trabalho durante a pandemia.
Essas alterações incluem desde grande diminuição de horário e perda salarial, até perda de emprego. As regras específicas para se beneficiar com o programa ainda serão divulgadas em maiores detalhes. Por isso, os objetivos do programa visam atenuar essa situação entre jovens.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos