Documento que dá acesso a benefícios
Um dos benefícios incluídos no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos. Trata-se da Carteira da Pessoa Idosa, com a qual, por exemplo é possível fazer viagens entre estados de forma gratuita ou com desconto de 50% do valor. O documento pode ser emitido de forma totalmente online e gratuita.
O documento passou por uma atualização recentemente. Agora, vem informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação
O documento é vinculado à Secretaria Nacional de Assistência Social. Ele atende a todas as pessoas idosas que apresentam mais de 60 anos e estão cadastradas no CadÚnico. Além disso, atende pessoas acima de 60 anos que possuam renda individual igual ou inferior a 2 salários mínimos.
Para obter a Carteira da Pessoa Idosa, basta requerê-la no caso de ainda não ter cadastro, ou a emitir no caso de já ter cadastro.
Como requerer a Carteira da Pessoa Idosa?
É possível requerer a Carteira da Pessoa Idosa pela internet, no endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. O requerimento da carteira pode ser feito em algum CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em qualquer município.
Em qualquer situação, é imprescindível o NIS (Número de Identificação Social).
No CRAS, dados como o NIS ou o CPF da pessoa idosa podem servir para que se localizem os dados da pessoa idosa e seja emitida a carteira.
Emitir ou validar a Carteira da Pessoa Idosa
O procedimento é bem parecido com a emissão. No caso, basta entrar no site www.carteiraidoso.cidadania.gov.br/ e fazer login com a conta Gov.br.
Nesse caso, basta escolher a opção “Validar a carteira da pessoa idosa” e seguir as instruções. Será preciso informar os dados pedidos, além de habilitar o acesso do site à câmera do seu dispositivo. Assim, a carteira será validada usado o QR Code disponível no documento.
Utilização do documento
A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação da pessoa. Além disso, as versões mais recentes possuem um QR Code. É possível ainda que algumas tenham código alfanumérico para verificação.
O documento pode ser impresso ou usado na sua versão digital, uma vez que possui tais mecanismos de validação. Qualquer pessoa idosa pode utilizar benefícios como desconto em viagens interestaduais ou gratuidade no transporte público sem a Carteira da Pessoa Idosa. Porém, o documento serve para facilitar esse acesso, reunindo nele informações para o acesso aos benefícios.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!