O Programa Bolsa do Povo – Educação teve seu primeiro pagamento a partir de outubro de 2021. O programa instituído pelo governo do Estado de São Paulo, destina R$1 mil para estudantes da rede pública. Trata-se de um benefício para alunos do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental. Para se ter acesso ao benefício, é necessário ter inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Com efeito, devem estar classificadas na linha de pobreza ou extrema pobreza.
O Bolsa do Povo – Educação tem como objetivo proporcionar uma redução dos impactos econômicos da pandemia de covid-19. Além disso, visa promover o aumento do nível de aprendizagem. Outra motivação do programa é também promover o combate à evasão escolar.
Os pagamentos serão realizados proporcionalmente ao ano letivo. Com efeito, eles estão condicionados à frequência escolar mínima de 80% do estudante regularmente matriculado na rede pública. Também, será exigida a dedicação de duas horas diárias de estudos pelo aplicativo Centro de Mídias São Paulo (CMSP), além de participação nas avaliações de aprendizagem.
Por fim, estudantes da 3ª série do ensino médio devem ainda realizar atividades preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Veja o vídeo sobre o Programa Banco Do Povo SP no Canal Programas Sociais BR:
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no site www.bolsadopovo.sp.gov.br, ou ir direto nas Unidades dos CRAS, da sua cidade. É necessário, para receber o benefício, cumprir uma série de condições, que são:
- Será necessário que o estudante apresente o Termo de Responsabilidade assinado, disponibilizado na Secretaria Escolar Digital (SED);
- O inscrito deverá manter frequência escolar bimestral acima de 80%, que deverá ser registrada por seus professores no Diário de Classe Digital;
- Também exige-se a realização das atividades complementares pelo menos duas horas diárias por meio do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP);
- A participação de pelo menos uma atividade ou avaliação de aprendizagem na Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo, através da plataforma CAED, a cada bimestre;
- O estudante com matrícula na 3ª série do Ensino Médio, também deverá cumprir pelo menos 80% das atividades preparatórias para o ENEM. Estas, por sua vez, estão disponibilizadas no aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).
Calendário de pagamentos
Foi definido um calendário de pagamentos. Seguem as datas:
- 1ª parcela: após o início do 3º bimestre letivo de 2021;
- 2ª parcela: após o término do 3º bimestre letivo de 2021;
- 3ª parcela: após o término do 4º bimestre letivo de 2021;
- 4ª parcela: após o início do 1º bimestre letivo de 2022;
- 5ª parcela: após o término do 1º bimestre letivo de 2022;
- 6ª parcela: após o término do 2º bimestre letivo de 2022;
- 7ª parcela: após o início do 3º bimestre letivo de 2022;
- 8ª parcela: após o término do 3º bimestre letivo de 2022;
- 9ª parcela: após o término do 4º bimestre letivo de 2022.
Essas datas podem sofrer alteração, que serão divulgadas pelo governo paulista.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!