A prefeitura de Belo Horizonte lançou iniciativa visando reduzir a desigualdade entre homens e mulheres no mercado da construção civil. Assim, BH inicia nesta segunda-feira (13/11) as inscrições para o programa Mulheres na Obra. Nas próximas obras contratadas pelo município, os editais exigirão que pelo menos 10% das vagas sejam para mulheres. Por isso, formações como essa são importantes para quem deseja entrar nesse mercado.
Serão cursos gratuitos de formação para novas profissionais. Eles serão oferecidos pela prefeitura de BH em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). As interessadas terão aulas teóricas e práticas no período da noite. Terão uma média de quatro horas por dia, num período de quatro meses. Contará com carga horária que varia entre 160 horas e 200 horas).
São, ao todo, 120 vagas. Elas serão distribuídas em seis cursos, sendo 20 vagas por turma. Os cursos serão os seguintes:
- Pintora de Obras Imobiliárias
- Pedreira de Alvenaria
- Pedreira de Acabamento
- Carpinteira de Obra
- Instalações Elétricas Prediais de Baixa Tensão
- Hidráulica Predial
As aulas serão presenciais, e acontecerão no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social Vista Alegre. Ele que fica na rua Aguanil, 425, no bairro Vista Alegre, região oeste de BH.
Como se inscrever no curso de formação de mulheres para a construção civil em BH?
As inscrições podem ser feitas pelo telefone, no número (31) 98419-7940. Será feita por meio da equipe social da Urbel (Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte). Atualmente, essa equipe atende a região Oeste de BH. Ela vem desenvolvendo estratégias para atrair, treinar, empregar e reter mão de obra feminina qualificada na construção civil.
Com efeito, serão oferecidas bolsas para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Assim, mulheres nessa situação vão receber uma bolsa mensal de R$ 650,00, condicionada à frequência de 75% no curso.
Se houver um número muito grande de interessadas nos cursos ofertados pela prefeitura de BH, deve haver uma seleção. Assim, alguns critérios serão avaliados para a definição de quem ficará com a vaga.
Mulheres na construção civil no país
O número de mulheres trabalhando na construção civil no Brasil ainda é relativamente pequeno. Contudo, ele cresceu 120% entre os anos de 2007 e 2018. Assim, hoje, são 109.006 trabalhadoras registradas para 239.242, segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ainda existem muitos desafios no sentido de haver mais mulheres atuantes na construção civil. É o que mostra os últimos dados do Ministério do Trabalho, por meio do índice de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Segundo eles, em 2021, a força de trabalho feminina representava apenas 10,85% do total de vagas no setor. Dessa maneira, iniciativas como a da prefeitura de BH são fundamentais para reverter esse cenário.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!