Atibaia Lança Programa De Transferência de Renda aos Idosos

A prefeitura de Atibaia lançou o PMTRI – Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos. O lançamento aconteceu no final do mês de novembro. O objetivo do programa será de promover a participação ativa de pessoas idosas na recepção e acolhimento da população que usufrui de espaços públicos municipais.

A ação promovida pela prefeitura de Atibaia propõe a participantes o recebimento mensal de meio salário mínimo, como bolsa-auxílio. Além disso, será pago seguro pessoal providenciado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

As atividades incluem atendimento ao público por quatro horas diárias. Eles irão acontecer em espaços nas Secretarias de Cultura, de Turismo, de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social. A prefeitura divulgou os critérios para a participação no programa.

Como participar do programa de transferência de renda para pessoas idosas, em Atibaia?

Para participar, as pessoas interessadas devem ter 60 anos ou mais. Além disso, devem ser capacitadas para desempenhar as atividades propostas no programa. A Secretaria de Saúde vai fazer avaliações físicas e psíquicas para garantir a aptidão dos candidatos.

Cabe ainda ressaltar que ressaltar que haverá prioridade na seleção de pessoas interessadas no programa por critério social. Assim, haverá prioridade para pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal). Também é exigido ter pelo menos cinco anos de residência no município de Atibaia.

Para se integrar ao Programa é necessário se cadastrar no banco de dados do Departamento do Idoso da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia. As inscrições irão observar a ordem de inscrições e as aptidões necessárias. Esse novo programa de Atibaia disponibiliza inicialmente vinte vagas, vigentes por 12 meses.

Esse mesmo departamento será responsável pela gestão do programa. Será responsável indicar por locais para atividades, dentre outras atribuições. Também irá organizar o cadastro das pessoas idosas, promovendo reuniões mensais de formação e aprimoramento. Também irá efetuar a transferência de renda.

O Programa estará sujeito ao controle social do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Atibaia.

Política pública para pessoas idosas

O programa integra uma rede de políticas públicas empreendidas pela prefeitura de Atibaia voltadas para pessoas idosas. Assim, o município do interior paulista de destaca em ações do poder público para essas pessoas. Será o Departamento do Idoso do município que irá gerir as inscrições e divulgar os locais e formas de se inscrever.

Além disso, no site da prefeitura do município há informações sobre as várias políticas relacionadas à população idosa.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *