Alimenta Brasil Recebe Inscrições Até Sexta em Imperatriz

O Programa Alimenta Brasil (PAB) é o maior programa de compra de alimentos de pequenos(as) agricultores (as) do país.  Tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação. Além disso, visa incentivar a produção de produtores(as0 rurais familiares, extrativistas, pescadores(as) artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Em Imperatriz (MA) o PAB recebe inscrições de pequenos produtores e agricultores da região até a próxima sexta-feira (26). É a  Prefeitura que executa o programa em Imperatriz. Há um cadastro feito desse programa do Governo Federal através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) da cidade. Lá, beneficia mais de 200 famílias.

Para se cadastrar, as pessoas interessadas devem ir até à sede da Seaap. É preciso apresentar alguns documentos, que são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Documentos da terra ou contrato que comprova que trabalhava na área ou declaração do proprietário, com o contrato de locação;
  • Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) — atualizar na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) quando vencida;
  • Documentos do cônjuge (RG, CPF e certidão de casamento ou óbito em caso de viuvez).

O DAP é a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), que precisa estar regular para se participar do programa.

A sede da Seaap) fica na Avenida Babaçulândia, esquina com João Palmeira, anexo ao Banco de Alimentos, na Vila Lobão. Funcionamento é das 08h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Cadastro de produtores no Programa Alimenta Brasil inicia na próxima  terça-feira (10) - Prefeitura Municipal de Imperatriz
Créditos: Prefeitura de Imperatriz(MA)

Inscrições em São Paulo

Já na cidade paulista de Birigui, as inscrições para o programa seguem até o dia 12 de setembro. Para se inscrever, É necessário comparecer a sede do Banco de Alimentos na cidade. Lá, é preciso apresentar cópia do CPF, RG e da DAP, na que fica na rua Guanabara, 57. Mais informações pelo fone: (18) 3644-2729.

Programa funciona em todo o Brasil

O PAB é um programa Federal. Porém, ele é gerido por entes federativos diversos, no poder público municipal e/ou estadual. Portanto, quem quiser participar deve ter atenção para quando forem abertos editais em sua cidade ou estado, ou então quando houver um programa permanente de cadastros.

Cada edital em cada município ou zona rural no Brasil apresenta um montante de recursos para adquirir os alimentos produzidos. O PAB tem origem no antigo Programa de Aquisição de Alimentos ou Fome Zero, criado pelo governo Lula e que retirou o Brasil do mapa da fome, ao qual retornou recentemente.

Mais informações podem ser obtidas no site do Governo Federal. Outras informações podem ser obtidas junto ao Banco do Brasil.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *