A Embraer abriu nesta segunda-feira, 05/08, as inscrições para um programa de aceleração de carreiras em tecnologia. Desta vez, a iniciativa tem seu foco em profissionais de 50 anos ou mais. Serão 165 bolsas de estudo. Elas serão oferecidas a pessoas nessa faixa etária, que geralmente têm dificuldades de realocarem-se no mercado. Também contempla pessoas 50+ estejam em busca de aprender novas habilidades.
A empresa divulgou as regras para concorrer a uma das vagas do programa Embraer Social Tech Careers. Essa iniciativa é promovida em parceria com a edtech SoulCode. Pessoas de qualquer parte do Brasil que tiverem interesse podem se inscrever pelo site soulcode.com/embraer/embraersocialtechcareers.
As inscrições vão até 6 de setembro.
Além da idade, o processo seletivo para as bolsas da Embraer terá outros filtros relacionados a outros aspectos. Eles serão relacionados a gênero, raça/etnia, deficiências e orientação sexual.
A intenção da iniciativa é a de contribuir com o aumento da diversidade no mercado de tecnologia. Candidatos e candidatas também passarão por testes de lógica e informática básica.
Embraer dobra a quantidade de bolsas oferecidas
Do total de bolsas de estudos oferecidas, 100 estarão disponíveis para o público em geral. Trata-se do dobro da quantidade oferecida na última edição do processo de oferta de bolsas. Assim sendo, 65 vagas serão reservadas a colaboradores e colaboradoras da Embraer, que atendam aos critérios estabelecidos.
A divulgação do resultado do processo seletivo será feita até o dia 27 de setembro. A capacitação é totalmente online. A previsão é que ela comece em 30 de setembro. Ela contará com duração de 12 semanas. A jornada de 240 horas é distribuída em aulas ao vivo, de segunda a sexta-feira. Elas irão acontecer das 18h30 às 22h30.
Ao longo do período, alunas e alunos vão aprender a trabalhar com vários temas de tecnologia. Irão aprender sobre análise de dados e plataformas low code, por exemplo.
Um dos principais focos será linguagem de programação Python, que é uma das mais recorrentes em atividades relacionadas a inteligência artificial e automação. Enfim, serão diversos temas importantes e valorizados no mercado de trabalho que serão abordados na capacitação da Embraer.
Acompanhe Assuntos Que Podem Ser De Seu Interesse
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]
Iniciativa de grande sucesso
O programa de bolsas de formação da Embraer contou com três edições anteriores a esta. Assim, o Embraer Social Techo Careers já capacitou mais 1,4 mil profissionais. Desde que foi criado, contou com treinamentos focados em grupos sub-representados, visando aumentar a diversidade no mercado de tecnologia.
Por isso, contemplou pessoas com deficiência, pessoas negras/pardas e mulheres, por exemplo. Após conclusão da capacitação, as pessoas contempladas passam a fazer parte do banco de talentos da Embraer. Também poderá ser contratado ou contratada por empresas parceiras.
Assim, a Embraer atua aproximando pessoas diversas de novas oportunidades de emprego.
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG