loader image
Categorias
Rio Grande do Sul

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das Depois das chuvas ocorridas no primeiro fim de semana de maio, milhões sofrem consequências. Muitas pessoas se solidarizam, mas, com razão, ficam receosas em relação a como ajudar as pessoas. Por isso, mostramos aqui uma lista confiável de iniciativas sérias e verificadas de onde ajudar.

Programa Volta Por Cima foi atualizado pelo novo Decreto 57.607 de 10/Maio/2024, veja os detalhes Por Aqui. Acompanhe as NOTÍCIAS da enchente e desabrigados no Gov RS: www.estado.rs.gov.br/ultimas-noticias?palavraschave=enchentes=1109148

Vítimas da tragédia no Sul do Brasil

Até a escrita deste artigo, já foram 116 pessoas mortas nas enchentes que assolam o . O número, infelizmente, tende a aumentar. Além disso, 2 em cada 3 municípios gaúchos está sob estado de calamidade pública. Muitas pessoas vivem em abrigos e até mesmo se estuda mover cidades inteiras de lugar.

Diante disso, muitas pessoas no Brasil inteiro querem saber como ajudar. Mas se tragédias revelam o que há de bom nas pessoas, como a solidariedade, também revelam o que há de pior, como o oportunismo de aplicar golpes durante um período de dor alheia.

Diante disso, listamos aqui algumas iniciativas sérias onde se é possível ajudar sem temer golpistas. Além de serem seguras, elas de fato ajudam pessoas de maneira efetiva durante a tragédia. Seus trabalhos são transparentes e têm feito a diferença nas vidas das pessoas.

Como ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul?

Segue uma lista de iniciativas sérias para as quais se pode doar para ajudar as vítimas da tragédia no sul:

Anúncio

Cozinhas solidárias do MST (Movimento dos trabalhadores e trabalhadoras ruraus Sem Terra)

As cozinhas solidárias do MST têm sido as principais fornecedoras das alimentações diárias dos 70 mil vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Elas são servidas nos abrigos. A doação é feita por meio do PIX, pela chave 09352141000148, que é registrada no nome do Instituto Brasileiro de Solidariedade.

Cozinha Solidária da Azenha

A cozinha solidária da Azenha também é uma iniciativa que vem fornecendo alimentação para pessoas do Rio Grande do Sul. Ela é ligada ao MTST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto) do estado. Essa semana, intelectuais como Chico Buarque se uniram em campanha para ajudar a iniciativa.

A ajuda pode ser feita no link do Apoia.se: apoia.se/enchentesrs.

[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/category/nos-estados/rio-grande-do-sul” icon=”” target=”true”]Acompanhe Benefícios Sociais No Rio Grande Do Sul[/button]

CUFA (Central Única das Favelas)

Uma das associações civis que mais tem feito para ajudar vítimas das chuvas é a CUFA. Junto com a FNA (Frente Nacional Antirracista) do Brasil estão atuando em várias frente. Ajudam desde resgates até em doação de alimentos.

As entidades estão coletando doações pelo PIX cuja chave é  doacoes@cufa.org.br. Os donativos estão sendo enviados parceria com a GOL e recolhidos em várias cidades.

Ajudar Animais

Muitas pessoas querem ajudar animais, também vítimas das chuvas. O GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) é uma das principais organizações atuante nesse sentido.

O grupo recebe doações pelo PIX 54.465.282/0001-21 e pelo PIX do Instituto Caramelo de Assistência aos Animais 21.877.796/0001-35.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!