O Procon-DF está oferecendo curso online gratuito de . Trata-se de uma iniciativa importante, que visa promover um conhecimento fundamental para o dia-a-dia das pessoas. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem fazer e não há necessidade de se inscrever.
Saiba mais.
Educação Financeira: um tema de grande importância
Você sabe quanto gasta mensalmente? Tem ideia de quais são suas despesas fixas e variáveis? Conhece estratégias para evitar compras impulsivas? Essas são perguntas que são importantes, mas muitas vezes não sabemos responder corretamente. Parte das respostas passa por uma educação financeira, que é a proposta do curso do Procon-DF.
Por isso, foi criada a Escola do Consumidor do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal. Ela disponibiliza o curso de Educação Financeira Descomplicada, uma capacitação é gratuita e aberta a toda a população.
Ao todo, serão seis aulas de duração média de 20 minutos. Elas ficarão permanentemente disponíveis no canal da escola no YouTube, que pode ser acessado no endereço youtube.com/@escolaprocondf.
Conteúdos abordados
O conteúdo do curso do Procon-DF ensina questões como organizar o orçamento familiar e fugir de “furadas” financeiras — como as pirâmides. Além disso, mostra como evitar o superendividamento, problema crônico no Brasil.
Entre os temas abordados, estão:
- planejamento de gastos
- diferença entre dívidas e empréstimos
- mecanismos para alcançar metas.
As aulas são ministradas por Denis de Oliveira Tavares, especialista em direito do consumidor do Procon-DF.
“São aulas com linguagem acessível que permitem à população ter noções de como organizar a vida financeira. Sabemos que a saúde financeira é um aspecto preocupante para a maioria dos brasileiros, que perdem o sono e até se sentem envergonhados por serem devedores. Esperamos contribuir com a vida dessas pessoas, promovendo a orientação adequada para que possam sair dessa situação”, disse o diretor do Procon-DF, Marcelo Nascimento sobre o curso.
Importância do curso oferecido pelo Procon-DF
A chefe da Escola do Consumidor Procon-DF, Roselise Tarter Silva, também comentou sobre o curso. Segundo ela, o conteúdo está alinhado às atualizações do Código do Consumidor. A Lei n. 14.181/2021 instituiu que a prevenção e o tratamento do superendividamento, dentre outros pontos, é parte dos direitos do consumidor.
“Juntar a educação financeira ao direito do consumidor é uma forma de oferecer mecanismos para a pessoa se organizar e exercer o consumo consciente, dando instrumentos para que pense a longo prazo, tenha gastos conforme a renda atual e consiga realizar sonhos e alcançar a aposentadoria”, explicou.
Cabe acrescentar que a Escola do Consumidor do Procon-DF no YouTube tem outros conteúdos além do curso. Há diversos temas e assuntos relacionados aos direitos do consumidor e a educação financeira. E podem participar pessoas de qualquer lugar do Brasil.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!