Em Goiás, novidades foram anunciadas às famílias beneficiárias do Aluguel Social. Agora, àquelas que têm em sua constituição pessoa com deficiência ou no espectro autista poderão ter prorrogação do benefício. Saiba como irá funcionar.
Aluguel Social em Goiás
Famílias que têm na sua constituição pessoas com deficiência ou no espectro de autismo podem renovar benefício do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. Contudo, é preciso ficar ter atenção ao prazo. O Governo de Goiás, por meio da Agehab (Agência Goiana de Habitação), avisa quando o pedido deve ser feito.
Assim, a permanência no Aluguel Social a essas famílias deve ser feito entre o pagamento da 15° e 16° parcelas. Isso equivale a aproximadamente 60 dias antes do fim do benefício.
De acordo com a Agehab, prorrogação é exclusiva para estas famílias. Podem requere-la as que tem com pessoa com deficiência física, visual ou mental, considerada severa ou profunda. Podem pedir também as que possuem familiar dentro do transtorno do espectro autista.
As regras estão explicadas no site da Agehab goias.gov.br/agehab.
Importância deste programa
O presidente da Agehab, Alexandre Baldi, falou sobre a importância da prorrogação do Aluguel Social a essas famílias. “A permanência do benefício para as famílias com pessoas com deficiência é uma medida de sensibilidade da gestão do governador Ronaldo Caiado. Sem recursos para pagar aluguel, essas famílias poderiam se encontrar em situação de extrema vulnerabilidade”, disse.
Como comprovar que pode receber a prorrogação?
Para comprovar que se encaixa no requisito de prorrogação do Aluguel Social, a interessado deverá mostrar alguns comprovantes. Assim, precisa apresentar relatório ou laudo médico que comprove a deficiência. Cabe lembrar que ela pode física, visual, mental severa ou profunda. Além disso, precisa contar com especificação do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).
No caso de pessoas com espectro autista, é necessário laudo de transtorno do espectro autista (TEA). Este deve contar com prazo de validade de até 60 dias.
Outros documentos
Para renovar o Aluguel Social, é preciso também apresentar a folha resumo do CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal). Ela deve estar atualizada, assim como o comprovante de endereço. Um modelo do Laudo de Avaliação Médica para Fins de Prorrogação de Benefício está disponível no site da Agehab.
O Aluguel Social é um benefício do Governo de Goiás, dentro do programa habitacional Pra Ter onde Morar. Ele repassa R$ 350,00 por 18 meses, para uso exclusivo com pagamento de aluguel.
O edital de prorrogação de benefício foi publicado em outubro do ano passado. Até o momento, a renovação já foi concedida a 423 pessoas.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!