loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Diversos Programas Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Sancionada Lei Que Cria Capacitação Profissional Para População De Rua

Agora, poderemos ter garantia de capacitação profissional para população de rua. Isso porque na última quarta-feira (17/01), foi sancionada a Lei 14.821, pelo presidente Lula do PT. Ela garante os direitos básicos das pessoas em situação de rua. Ela institui  o PNTC Pop Rua (Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua).

Lei cria capacitação profissional para pessoas em situação de rua

A lei que cria programa de capacitação profissional para população de rua foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Inicialmente, pelo PL 2.245/2023. Ele destinava-se a promover a elevação da escolaridade das pessoas em situação de rua.

Além disso, teve como objetivo oferecer qualificação profissional e o criar mecanismos que permitam o acesso ao trabalho e à renda. No Senado, o projeto foi relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Depois disso, foi aprovado em dezembro pelo Plenário.

Como será implementado o programa?

A implementação do programa que proporciona capacitação profissional para a população de rua será implementado em etapas. Será feito de forma descentralizada e articulada entre União, estados e municípios. Além da capacitação profissional, outras políticas serão implementadas.

Não será obrigatório aos estados e municípios aderirem ao programa. De toda forma, o texto define que os entes federados que aderirem à política deverão priorizar o cadastramento de pessoas em situação de rua no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Anúncio

Diretrizes definidas

A lei estabelece 11 princípios e 11 diretrizes da PNTC PopRua. Há alguns eixos estratégicos previstos, dentre eles a capacitação profissional. Nele, destacam-se incentivos à geração de empregos e à contratação de pessoas em situação de rua.

Além disso, há iniciativas de fomento e de apoio à permanência para qualificação profissional e elevação da escolaridade. Também há a facilitação do acesso à renda, associativismo e empreendedorismo solidário. Isso será feito por meio de implantação de política nacional e desburocratizada de acesso ao microcrédito.

A política nacional deverá, sem prejuízo de outras legislações específicas, instituir alguns mecanismos. A ideia é que eles garantam os direitos da população em situação de rua. Isso será feito por meio da criação de incentivos para a contratação desse público. Será fomentada ainda a produção de circuitos de economia solidária.

Adolescentes e jovens

A lei também prevê a criação de mecanismos para garantir a inclusão de adolescentes e jovens em situação de rua nos programas de aprendizagem. Esse público também irá ter sua qualificação profissional e inclusão em programas de inserção segura no mercado de trabalho.

Além disso, haverá medidas de incentivo à priorização da contratação de aprendizes adolescentes. Esses incentivos serão dados a empresas vencedoras de licitações e de combate ao trabalho infantil.

A lei prevê ainda a criação de mecanismos de oferta permanente de cursos para a população em situação de rua. De modo geral, terão o objetivo de promover gradativamente o direito dos trabalhadores em situação de rua.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *