Grande programa educacional do Espírito Santo abre inscrições
O programa Nossa Bolsa, do governo do Espírito Santo, abriu suas inscrições às 9h desta quarta-feira (03/01). Trata-se de uma iniciativa que custeia a graduação com bolsas integrais. Ao todo, são 1.055 vagas. As pessoas contempladas terão direito a 100% das mensalidades custeadas pela FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo).
A seguir, falamos mais um pouco sobre o programa, como concorrer e como se inscrever.
Inscrições do Nossa Bolsa
As inscrições para o Nossa Bolsa estão abertas entre 03/01 e 17/01. Elas serão feitas pela internet no site da Fapes — fapes.es.gov.br/nossabolsa.
As bolsas do programa são para vários cursos. Ao todo, são 54 opções que estão distribuídas em 33 instituições de ensino sediadas em 14 municípios capixabas.
Como será feita a seleção?
O Nossa Bolsa seleciona pessoas contempladas por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Podem ser usadas na seleção as notas obtidas entre os anos de 2019 e 2023. Na inscrição, a pessoa interessada pode optar por qual edição quer usar a nota.
De acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos. Serão somados os resultados da prova objetiva e da redação. Além da média global, é mandatório ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
Cabe ainda sublinhar que processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. Além desse público, prioriza aquelas pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas no ato da inscrição.
Quem pode concorrer a uma das bolsas?
O Nossa Bolsa tem critérios muito bem definidos para concorrer a uma das bolsas ofertadas. Por conta da metodologia de seleção, é necessário ter realizado uma das provas do Enem referentes entre os anos de 2019 e 2023. Além disso, é preciso ter ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.
Como dissemos acima, a seleção prioriza pessoas que vivem em áreas de alta vulnerabilidade. Diante disso, é preciso informar o CEP (Código de Endereçamento Postal) corretamente. Somente assim é possível verificar se a pessoa está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Critérios específicos para participar do programa e restrições
Abaixo, a lista dos critérios sem os quais não é possível participar do Nossa Bolsa. Para obter uma bolsa, é preciso atender a pelo menos um dos critérios abaixo:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo
- Haver cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada na condição de bolsista integral. A instituição deve estar localizada no Espírito Santo
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada. Esta última, na condição de bolsista integral. A instituição deve estar localizada no Espírito Santo
- Haver concluído curso técnico em um dos CEETs (Centros Estaduais de Educação Técnica) no Espírito Santo
- Concluído o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo
Por fim, não podem concorrer ao Nossa Bolsa estudantes que já tenham obtido bolsa pelo programa ou já tenham concluído qualquer curso de graduação.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!