loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Empreendedorismo Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Santa Catarina São Paulo Sergipe

Instituto Assaí Lança Programa De Empreendedorismo Negro

O Instituto Assaí lançou o programa Afronegócio. Trata-se de uma iniciativa que visa criar um espaço para impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil. O programa irá oferecer uma diversidade de conteúdos focados nos desafios de pessoas negras em sua jornada para empreender. A ideia é incentivar e dar suporte para pessoas negras poderem alavancar seus próprios negócios no setor de alimentação.

O lançamento do programa Afronegócio, do Instituto Assaí, será marcado por um workshop, com inscrições gratuitas, realizado em 06/12. As inscrições podem ser feitas aqui. Todo o programa, seus detalhes e iniciativas, além do material e formas de participação ficam disponíveis no site academiaassai.com.br/afronegocio.

O projeto Afronegócio integra a Academia Assaí é programa de capacitação e fortalecimento de empreendedores e empreendedoras. Contempla pessoas que atuam no segmento de alimentação. O programa oferece podcasts, notícias, entrevistas com especialistas, parcerias, além de dicas para diferentes formatos de negócios.

Importância da iniciativa do Instituto Assaí

O programa também oferece capacitações e cursos gratuitos, de diversos temas. “A população negra é a maior empreendedora do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, também é a que tem menor acesso à educação e capacitação para tocar os desafios diários na gestão do próprio negócio. Nesse sentido, o projeto Afronegócio é uma continuidade natural do programa Academia Assaí, que há sete anos promove a capacitação gratuita para microempreendedores(as). Queremos incentivar cada vez mais o afroempreendedorismo e oferecer ferramentas para que esses negócios desenvolvam suas competências, a partir de conhecimentos específicos do setor alimentar e dentro de suas vivências e realidades”, explicou Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí.

De acordo com dados do Sebrae, mais da metade dos empreendedores e empreendedoras no Brasil se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as). Em termos mais exatos, representam 52% do total. Os dados são do levantamento Empreendedorismo por Raça-cor do Sebrae.

O estudo foi realizado em 2022, e mostra também um dado bastante preocupante que justifica iniciativas como a do Afronegócio. Ainda que representem maioria numérica, essas pessoas têm, na média, menos escolaridade, empresas menores e trabalham mais sozinhas. Por sua vez, também ganham menos.

Anúncio

Parceria

Um dos destaques do programa do Instituto Assaí é oferecer a coluna Afroempreender, que é assinada pela PretaHub. Nela, aparecem soluções relacionadas a experiência de pessoas negras no universo do empreendedorismo. O objetivo é o de gerar identificação e representatividade.

Há um calendário de atividades da PretaHub em parceria com o Instituto Assaí. Nele, constam iniciativas como o Afrolab, Preta Degusta, dentre outros. Já falamos de alguns deles aqui, ao longo do ano.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *