Em São Paulo, a prefeitura abriu vagas para estudantes no programa Bolsa Jovem. Ao todo, serão 5 mil oportunidades por meio de processo seletivo na capital paulista. O programa busca evitar a evasão escolar. Além disso, atua de maneira a dar chance a estudantes para conquistarem o primeiro emprego.
Para participar, estudantes precisam ter idades entre 16 e 20 anos. Além disso, é preciso também ser aluno ou aluna de escola pública na capital paulista, no nível médio. Nesse caso, o programa ainda inclui estudantes de EJA e CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos)
Os demais critérios são:
- Residente no município de São Paulo há, pelo menos, dois anos
- Renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo
- Não ter registro em carteira nos últimos seis meses
- Não estar recebendo seguro-desemprego
Bolsa auxílio e curso de capacitação
Alunas e alunos que passarem pela seleção terão pagamento da bolsa-auxílio no valor de R$ 683,10. Esse pagamento será condicionado à comprovação de pelo menos 85% de frequência nas atividades oferecidas pelo projeto. Além disso, estudantes do Bolsa Jovem terão acesso a cursos de qualificação. Eles serão online e gratuitos, pelo Portal Cate.
As capacitações serão em diversos campos do conhecimento. Haverá conteúdos na área de administração de empresas, empreendedorismo, agricultura urbana, economia criativa, planejamento de futuro, algoritmos, UX, mercado de games, além de outros temas. O objetivo é promover o protagonismo de jovens na cidade de São Paulo e fomentar novas competências para o Futuro do Trabalho.
Como se inscrever?
As pessoas interessadas deverão se inscrever, até o dia 22/08, por meio do Portal Cate, no endereço eletrônico: www.cate.prefeitura.sp.gov.br.
Importante reforçar que o pagamento da bolsa-auxílio no valor de R$ 683,10 será condicionado à comprovação de pelo menos 85% de frequência nas atividades oferecidas pelo projeto. O programa faz parte do Bolsa Trabalho, da Prefeitura São Paulo.
Para participar é preciso cumprir os requisitos que seguem:
- estar desempregado(a), sem receber benefícios como seguro-desemprego
- pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo
- residir no município de São Paulo
O programa Bolsa Jovem ainda apresenta iniciativa inclusiva, ofertando algumas vagas para determinados grupos. Assim, atende a jovens autodeclarados(as) LGBTQIA+, com deficiência e jovens imigrantes.
Sobre o Bolsa Jovem
O Bolsa Jovem é um programa importante que está transformando a vida de jovens em São Paulo. O programa é uma oportunidade para os jovens se desenvolverem pessoal e profissionalmente. Por meio deles, podem construir um futuro melhor para si e para suas famílias.
Além do auxílio mensal e os cursos de capacitação, o Bolsa Jovem oferece:
- Orientação vocacional
- Apoio psicológico
- Bolsa estágio
- Bolsa profissionalizante
A seleção para o programa acontece anualmente. Quem se interessar, deve procurar os canais de comunicação da Prefeitura de São Paulo.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!