O Governo do Estado de São Paulo criou o programa Jovem Aprendiz Paulista. Trata-se de uma iniciativa que incentiva micros e pequenas empresas a contratarem jovens, em idade escolar. O governo paulista disponibiliza cadastros tanto para estudantes quanto para empresas que queiram participar.
O Jovem Aprendiz Paulista tem como foco proporcionar a primeira experiência no mundo do trabalho para jovens. Atende a estudantes da rede pública de ensino. Também busca, ao mesmo tempo, fomenta a inclusão social e economia local.
Capacitação e trabalho
A inclusão pelo trabalho ocorre ao mesmo tempo em que são oferecidas capacitações. Isso porque nos primeiros 10 dias de contrato haverá uma dedicação exclusiva a conteúdos de capacitação teórica. Ela acontece por meio de uma plataforma on-line.
Depois do período de capacitação, estudantes que participam do Jovem Aprendiz Paulista passam a frequentar o seu local de trabalho. Assim sendo, lá podem colocar tudo o que aprenderam em prática. A carga horária das atividades pode ser de 4 ou 6 horas diárias.
A capacitação será contínua, depois desse período inicial. Isso porque, uma vez por semana, o ou a jovem terá de destinar quatro horas de seu período no trabalho para conteúdos on-line.
Os cursos disponíveis para participantes do Jovem Aprendiz Paulista são:
- Arco Administrativo
- Comércio e Varejo
- Auxiliar de Logística
- Ocupações Administrativas
- Assistente Administrativo Rural
- Múltiplas Ocupações em Administrador de Banco de Dados
Quem pode participar?
Para participar é necessário cumprir alguns pré-requisitos. São eles:
- Idade entre 14 a 18 anos incompletos
- Estar com matrícula regular e frequentando uma escola de ensino fundamental ou ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo
- Ter um cadastro atualizado no Jovem Aprendiz Paulista
O cadastro no programa Jovem Aprendiz Paulista pode ser feito no endereço web.ciee.org.br/estudante/ciee-personalizado/jovem-aprendiz.
A inscrição é totalmente gratuita. Portanto, não há nenhum tipo de taxa para cadastro ou para a participação nos encontros de capacitação on-line. As atividades são organizadas de maneira a não prejudicarem a participação de cada estudante na escola. Assim, elas não conflitam com o ensino regular na rede pública paulista.
Quem for contemplado ou contemplada pelo Jovem Aprendiz Paulista terá direito a:
- Contrato de Trabalho CLT
- Salário
- Vale-Transporte
- 13º Salário e Férias
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor de 2% do salário
- Recolhimento do INSS de 8% do valor do salário.
O contrato pode durar até 24 meses, dependendo do curso e da carga horária solicitada pela empresa (4 ou 6 horas por dia).
Cadastro para empresas
Por fim, as empresas também podem se cadastrar no programa Jovem Aprendiz Paulista e, assim, acolherem estudantes nos seus quadros.
O cadastro para empresas no Jovem Aprendiz Paulista deve ser feito no endereço www.jovemaprendiz.sp.gov.br/jovem-aprendiz-empresas.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!