A crise financeira que assola boa parte da população nas últimas décadas, ataca ainda mais Países emergentes como é a situação do Brasil. E por mais estranho que pareça, o público jovem é o que mais sofre com o Desemprego nos dias atuais.
Em nosso país, tivemos a aproximação das empresas com as ideias do Poder Público nos últimos anos. As parcerias firmaram o programa Jovem Aprendiz, onde os empresários se comprometem a dedicar uma porcentagem das vagas de emprego para os Jovens, muitos ainda completando o Ensino Médio. Lembrando que o contratado precisa ter um dia por semana de curso técnico, como parte do processo de aprendizagem.
Como funciona o contrato de Aprendizagem
O acordo de aprendizagem é basicamente um acordo de trabalho especial, que é escrita e determinada por um prazo que no dia atual (18 de novembro de 2020) não pode passar de 2 anos. Deve cumprir os requisitos de desenvolvimento físico, moral e psicológico do Profissional contratado. Todas as tarefas devem ser zeladas e cumpridas durante o período de formação.
Esse período de aprendizagem deve ser registrado na carteira-de-trabalho-digital (CTPS), com todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. No caso do contratado não ter concluído o Ensino Fundamental, o Aprendiz tem a obrigação de apresentar a sua frequência escolar.
O Jovem contratado tem como segurado o salário mínimo, além de descanso remunerado, direito a férias e vale-transporte. Aos aprendizes que tenham até 18 anos, as férias precisam coincidir com o período de férias escolares.
As funções de um Jovem Aprendiz
As funções do Jovem Aprendiz variam de acordo com a sua atividade para que ele foi contratado na empresa. Sempre é preciso que ele tenha todo o suporte necessário e que receba o período de aprendizado, realizando mais tarefas administrativas e que sempre esteja contribuindo para o seu crescimento profissional.
Em geral, Indústrias e Escritórios são os que mais contratam profissionais dessa categoria. São setores que buscam economias e esse tipo de contratação costuma ser benéfica para ambas as partes.
A cota de aprendizes aceita dentro de uma empresa
A cota de aprendizes tem um número mínimo e máximo dentro de uma organização que aceite Jovens Aprendizes. Um mínimo de 5% e um máximo de 15%. A porcentagem é calculada sobre um total de empregados e que exercem alguma função profissional. Essas frações de unidade são justamente as que dão vagas a um Jovem Aprendiz.
Como ser contratado para trabalhar nessa função?
É preciso estar sempre atualizado com o seu cadastro em Instituições que oferecem essa Integração Escola + Trabalho. Um de nossos conselhos são as Unidades do CIEE.
- Veja Aqui Instituição Renapsi que Promove a qualificação do Jovem e a ligação entre o Jovem e Empresas importante, veja AQUI.
- Fazer um currículo: O seu currículo precisa estar atualizado e mostrar informações sobre os seus gostos e de aonde você deseja iniciar a sua carreira;
- Estar preparado para as entrevistas: Entrevistas não devem ser levadas com nervosismo e sim como o passo inicial para entrar na empresa certa. Hoje você começa como um Aprendiz e futuramente pode ter um Cargo Gerencial;
- Gostar de trabalho em grupo: Trabalhar em grupo é fundamental. Para ser contratado você precisa respeitar cada profissional e estar disposto a cooperar em qualquer atividade que seja solicitada;
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!