Governo Anuncia Nova Fase Do Programa Qualifica Mais

Programa Qualifica MaisOs ministérios da Educação e da Cidadania anunciaram nova fase do programa Qualifica Mais. O anúncio foi feito na última quarta-feira (18). Trata-se de uma iniciativa que deve se articular com o Auxílio Brasil, anunciado como substituto do Bolsa Família. No âmbito do programa, serão ofertados cursos de qualificação gratuitos para formar microempreendedores individuais.

Os cursos serão ofertados a jovens acima de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental. Além disso, o público alvo será aqueles jovens que residam em uma das cem cidades prioritárias indicadas pelo Ministério da Cidadania. As localidades foram escolhidas a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do profissional MEI por todo o país.

Serão, ao todo 23,5 mil vagas ainda em 2021, por meio da Bolsa-Formação: www.portal.mec.gov.br/bolsa-formacao do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, do Ministério da Educação. As aulas irão começar em 2022, na modalidade presencial. Os cursos terão carga horária de 160 horas.

A meta será de alcançar mais de 65 mil pessoas em todo o Brasil. Na primeira etapa, que acontece até setembro, o MEC abriu o prazo para a adesão das instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (RFEPCT).

Veja o vídeo sobre Qualifica Mais Pelo Brasil no Canal Programas Sociais BR:

Emprega Mais

Na fase piloto do programa, intitulada Qualifica Mais, Emprega Mais, foram ofertadas gratuitamente 6.069 vagas. Elas foram distribuídas em  em cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Todos tiveram cerca de 200 horas de duração, na modalidade Educação a Distância (EAD).

As cidades que tiveram oferta de cursos nessa fase foram: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

O programa teve como público-alvo jovens trabalhadores de até 29 anos. Os cursos tiveram conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar o estudante na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

Progredir

É um plano de ações do Governo Federal no programa está no âmbito de iniciativas para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único.Trata-se de um programa que se inclui no âmbito de outros que visam gerar emprego e renda, considerando a crise econômica e os problemas advindos da pandemia.

O Progredir possui um aplicativo para as pessoas inscritas no CadÚnico, que conta com cursos de qualificação profissional. Além disso, há oferta vagas de emprego, área para elaboração de currículo e a possibilidade de acessar microcrédito para empreender.

Todos as ações gratuitas são feitas junto a parceiros (empresas ou entes públicos) de forma gratuita.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Casa Paulista SP

Casa Paulista Abre Novo Cadastramento Em 2024

Em São Paulo, a SDHU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) abriu o Cadastro para …

Cursos Gratuitos Graduação Univesp

Univesp Oferta Vagas Em Novos Cursos Gratuitos Para 2024

A Univesp Universidade Virtual do Estado de São Paulo — oferta vagas para cursos gratuitos …

Cursos Técnicos Da Unesp

Unesp Abre Milhares De Vagas Em Cursos Gratuitos 2024

A Unesp — Universidade Estadual de São Paulo — abriu as inscrições para cinco Cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *