Programa Qualifica Mais

Governo Anuncia Nova Fase Do Programa Qualifica Mais

Programa Qualifica MaisOs ministérios da Educação e da Cidadania anunciaram nova fase do programa Qualifica Mais. O anúncio foi feito na última quarta-feira (18). Trata-se de uma iniciativa que deve se articular com o Auxílio Brasil, anunciado como substituto do Bolsa Família. No âmbito do programa, serão ofertados cursos de qualificação gratuitos para formar microempreendedores individuais.

Os cursos serão ofertados a jovens acima de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental. Além disso, o público alvo será aqueles jovens que residam em uma das cem cidades prioritárias indicadas pelo Ministério da Cidadania. As localidades foram escolhidas a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do profissional MEI por todo o país.

Advertisements

Serão, ao todo 23,5 mil vagas ainda em 2021, por meio da Bolsa-Formação: www.portal.mec.gov.br/bolsa-formacao do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, do Ministério da Educação. As aulas irão começar em 2022, na modalidade presencial. Os cursos terão carga horária de 160 horas.

A meta será de alcançar mais de 65 mil pessoas em todo o Brasil. Na primeira etapa, que acontece até setembro, o MEC abriu o prazo para a adesão das instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (RFEPCT).

Advertisements

Emprega Mais

Na fase piloto do programa, intitulada Qualifica Mais, Emprega Mais, foram ofertadas gratuitamente 6.069 vagas. Elas foram distribuídas em  em cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Todos tiveram cerca de 200 horas de duração, na modalidade Educação a Distância (EAD).

As cidades que tiveram oferta de cursos nessa fase foram: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

Advertisements

O programa teve como público-alvo jovens trabalhadores de até 29 anos. Os cursos tiveram conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar o estudante na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

Progredir

É um plano de ações do Governo Federal no programa está no âmbito de iniciativas para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único.Trata-se de um programa que se inclui no âmbito de outros que visam gerar emprego e renda, considerando a crise econômica e os problemas advindos da pandemia.

O Progredir possui um aplicativo para as pessoas inscritas no CadÚnico, que conta com cursos de qualificação profissional. Além disso, há oferta vagas de emprego, área para elaboração de currículo e a possibilidade de acessar microcrédito para empreender.

Todos as ações gratuitas são feitas junto a parceiros (empresas ou entes públicos) de forma gratuita.

Advertisements

Leia Estes ...

Auxílio Brasil: Como Confirmar Que Está Cadastrado?

Em 10 de agosto, o governo federal publicou no Diário Oficial da União a Medida Provisória …

Olimpíada Educação Financeira UFPB

Inscrições Olimpíada Brasileira Educação Financeira 2021

A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira é uma iniciativa e responsabilidade da UFPB e é …

Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Conecte SUS Cadastro Ou Certificado Da Vacinação Pelo SUS

Para aproveitar o máximo do SUS (Sistema Único de Saúde) é como é chamado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *