Existem vários benefícios sociais que são atrelados a contrapartidas sociais. Alguns, incentivam a educação de pessoas em idade escolar. O governo do Estado da Bahia tem um benefício importante nesse sentido. Trata-se do Bolsa Presença.
Aqui, explicamos como ele funciona.
Bolsa que incentiva a frequência nas escolas
O Bolsa Presença é oferecido a famílias em vulnerabilidade social que morem no estado da Bahia. Além do critério de renda, para recebê-lo é necessário comprovar a frequência escolar. Cumprindo todos os critérios, será possível receber os pagamentos de R$ 150,00 do Bolsa Presença. Os critérios são:
- Ter inscrição ativa e atualizada no CadÚnico (Castro Único de Programas Sociais do Governo Federal);
- Estar em situação de vulnerabilidade social (com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa);
- Ter filhos e/ou filhas em idade escolar;
- Matricular os filhos e/ou filhas na rede pública de ensino;
- Garantir a frequência dos filhos e/ou filhas nas aulas;
- Garantir o cumprimento das atividades letivas;
- Participar da vida escolar do e/ou da estudante;
- Atualizar os dados da família na escola.
Programa criado na pandemia
O Bolsa Presença foi implementado em 24 de março de 2021 pela Lei nº 14.310. À época, o programa foi criado para atenuar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. Trata-se de um dos muitos programas sociais criados com a intenção de mitigar problemas advindos da crise sanitária.
Dado o grande sucesso do programa entre a população, em dezembro do mesmo ano decidiu-se que o programa iria ser permanente. Assim, os representantes do Governo promulgaram a Lei nº 14.396 para transformar o Bolsa Presença em um benefício definitivo.
Até o final de 2023, o Governo da Bahia pretende injetar também R$ 700 milhões neste programa de transferência de renda. Os valores vêm de recursos próprios. Essa nessa nova rodada de pagamentos deverá atingir cerca de 421 mil famílias.
Como solicitar o benefício?
A solicitação do Bolsa Presença deve ser feita no site do programa, no endereço www.siadiante.educacao.ba.gov.br/bolsapresenca.
Somente pessoas que morem na Bahia e que cumpram todos os requisitos acima podem requerer o benefício. Depois de acessar o site, preencher todas as informações pedidas. Entre as informações solicitadas estão o NIS (Número de Identificação Social) e a data de nascimento do ou da estudante. Somente assim se comprovará a atualização necessária no CadÚnico.
O site é atualizado a cada 15 dias. Depois desse período, será possível conferir se a inscrição feita no Bolsa Presença foi confirmada ou não pelo Governo da Bahia.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!