A Unifor (Universidade de Fortaleza) tem inscrições abertas para o seu maior programa de bolsas. Trata-se da nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas de 50% e 100% para cursos de graduação presencial e a distância (EAD).
As bolsas entram em vigor já esse ano. Saiba como concorrer.
Inscrições abertas para o Programa Super Bolsas Filantrópicas
A Fundação Edson Queiroz lançou nova edição do Programa Super Bolsas Filantrópicas. O programa concede de 50% e 100% de custeio para cursos de graduação presencial e a distância (EAD) na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Candidatas e candidatos com interesse em participar do processo seletivo das bolsas deverá realizar sua inscrição a partir do 22/05. As inscrições seguem abertas até o dia 09/06. Ela estará disponível no endereço www.unifor.br/cebas.
A principal novidade da edição atual será a inclusão de graduados e graduandas entre pessoas beneficiadas do programa. As aulas terão início em agosto de 2023, ou seja, a partir do segundo semestre letivo desse ano. O edital com todas as informações sobre o programa está disponível aqui.
Sobre o programa
O Programa Super Bolsas Filantrópicas é resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), do MEC (Ministério da Educação).
Trata-se de um programa destinado a conceder bolsas a candidatas e candidatos de baixo poder aquisitivo. As bolsas são distribuídas a partir de critérios socioeconômicos, como o de renda familiar. Por isso, na seleção, exige documentação comprobatória.
As bolsas integrais serão concedidas a candidatas e candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio. Já as de 50% serão destinadas a pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários-mínimos.
Além do critério de renda, há outros requisitos para participar do Programa Super Bolsas Filantrópicas. Quem não tiver o ensino médio completo, estrangeiros(as) não naturalizados(as) ou quem já estude com bolsa Cebas não podem concorrer.
Podem participar quem tiver matrícula em curso superior na Unifor ou noutra instituição de ensino superior do Ceará. Pessoas já graduadas, nessa edição, também podem participar. Além disso, não há limites de idade para obtenção das bolsas.
Fases da seleção
O processo se dará em várias fases. A primeira compreende o período de inscrições, que será de 22 de maio a 9 de junho. O resultado da primeira fase está previsto para sair 19 de junho. Haverá análise do questionário socioeconômico para a classificação.
Pessoas classificadas e classificáveis terão o período de 20 de junho a 5 de julho para fazer o envio da documentação. Após a análise dos documentos haverá a realização de entrevistas. O resultado final está previsto para sair no dia 19 de julho.
Dúvidas podem ser tiradas por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 3477.3000 – opção 1 e (85) 9.9246.6625.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!