Pessoas que estejam interessadas no SiSu/ Sistema Unificado, Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fies já devem prestar atenção no cronograma, pois agora todos em única página. O período de inscrição começa já no primeiro mês, em janeiro/2024. Assim sendo, o período para se inscrever será de 22 a 25/Janeiro/2024.
As inscrições serão online, na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior ou seja na página unificada dos programas: www.acessounico.mec.gov.br/prouni.
Sisu
O período de inscrição para o Sisu do 1º semestre de 2024 é de 22 a 25/janeiro. Por sua vez, o resultado será divulgado no dia 30 deste mês. O Sisu é o programa que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
As vagas são abertas semestralmente. São usadas as notas do Enem para a seleção nas universidades públicas brasileiras. Para participar, a pessoa não pode ter tirado zero na redação. É possível escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo.
É possível alterar as opções durante todo o período de inscrições para os cursos.
Prouni
O Prouni terá inscrições abertas para o 1º semestre de 2024 em 19/Janeiro. Elas seguem até o dia 30 deste mês. O resultado será divulgado em duas chamadas. A primeira será publicada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.
Para quem não for selecionado nas chamadas regulares, poderá participar da lista de espera. É necessário declarar interesse para tanto.
O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Esse programa contempla cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Fies
As inscrições para o Fies acontecem em breve.
A complementação da inscrição na página do Fies deverá ser feita em breve. Ela estará condicionada ao atendimento dos demais requisitos do Fies. Essa complementação serve para estudantes que tiveram a inscrição postergada de processos seletivos do fundo.
Para participar, é preciso ter feito o Enem a partir da edição de 2010. Além disso, é preciso ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos. Também não pode ter zerado a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Requisitos para obter as bolsas
Existem algumas exigências importantes para participar do Prouni. Antes de tudo, é preciso esclarecer do que se trata o programa.
O Universidade para Todos, ou Prouni, é um programa que oferta bolsas de estudo. Elas podem ser integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso). Elas custeiam cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.
Para obter uma das bolsas é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem. É preciso ainda ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média. Além disso, outra exigência é ter tido nota acima de zero na redação do Enem, além de não ter participado do exame na condição de treineiro.
Outras exigências
O Prouni é destinado ao público que busca sua primeira graduação em nível superior. Por conta disso, outra exigência é a de que o candidato ou candidata não tenha diploma de curso superior. Além disso, para se ter a bolsa é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral. No caso da parcial, de até 3 salários mínimos.
Esse teto de renda exigido para a obtenção das bolsas ofertadas pelo Prouni não foi alterado. Veja também Cadastro Habitacional nas cidades.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!