loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tarifa Social Tocantins

Programa Quer Incentivar Energias Renováveis Para Pessoas De Baixa Renda

Energias renováveis são uma prioridade diante da necessidade de políticas de combate à crise climática. Assim, a equipe de transição fez uma proposta ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Nela, consta a criação  de um programa social para disseminar a geração limpa distribuída entre populações vulneráveis. A ideia é proporcionar energias de baixo carbono e renováveis de baixo custo. O principal foco é a energia solar.

A equipe de transição na pasta de Minas e Energia foi coordenada por Maurício Tolmasquim.

A proposta prioriza escolas e postos de saúde públicos. Além dessas unidades, outro foco será consumidoras e consumidores de baixa renda. Assim, deverá atender a residências do Minha Casa Minha Vida, além de favelas e cortiços, dentro de projetos de urbanização. Focará também em populações tradicionais, na agricultura familiar, em populações atingidas por barragens e assentamentos de reforma agrária.

Créditos: reprodução

Em seu discurso de posse, na segunda (2/1), Silveira não mencionou diretamente essa proposta. Silveira disse, de modo geral, que, no setor elétrico, as “maiores batalhas serão no campo da modicidade tarifária e na universalização da energia limpa e sustentável.”

Fundo de combustíveis

Outra prioridade apontada pelo grupo de transição é a retomada das discussões sobre o fundo de estabilização dos preços dos combustíveis. Isso também está previsto no Projeto de Lei 1472/2021 (PL 1472/2021), aprovado em 2022 no Senado.

A proposta foi relatada por Jean Paul Prates (PT-RN), indicado para assumir a Petrobras. A ideia é impedir a disparada de preços da gasolina e diesel, tal como vem acontecendo nos últimos anos. Este tem sido um dos maiores vilões da alta inflação no momento.

Anúncio

Lei de 2021 de incentivo a energia solar a famílias de baixa renda

Em 2021, foi aprovado um projeto de lei que incentiva a energia solar por meio do financiamento imobiliário. Era o PL 2015/2021. De acordo com o projeto, de autoria da senadora Kátia Abreu (PP-TO), será permitida a inclusão do valor de aquisição e instalação de sistema de energia solar fotovoltaica no financiamento do imóvel para moradias através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

O projeto foi aprovado por unanimidade com 65 votos, no Senado.

Assim sendo, a implementação de tal projeto já tem uma base legal para ser executado. A ideia é poder dentro de outras políticas públicas, como habitação, cidades e meio-ambiente, financiar energias limpas para famílias de baixa renda.

A energia solar residencial pode gerar economia de até 95% na conta de luz. Além disso, gera menor impacto ambiental que outras energias disponíveis.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *