O Senac do Paraná, da cidade de Marechal Cândido Rondon está com vagas abertas para o programa Jovem Aprendiz. Trata-se de chances de trabalho voltadas para os diversos setores de comércio. Assim, jovens podem atuar nas áreas de bens, serviços e turismo. As inscrições podem ser feitas presencialmente, na sede da instituição. Ela fica localizada na Rua Santa Catarina, nº 5736, no bairro Vila Gaúcha.
O programa tem como objetivo fundamental oferecer oportunidades a jovens de ingressarem no mercado de trabalho. Dessa maneira, as pessoas selecionadas, além da vaga de trabalho, também participam de capacitação profissionalizante. A ideia é que juntamente com o trabalho haja uma formação profissional, que sirva de suporte.
O Programa Jovem aprendiz, com efeito, alia vaga de trabalho com ensino profissional. O Senac, em suas unidades pelo Brasil, capacita os jovens nesse sentido. Assim sendo, ajuda esse público para que articulem conhecimentos relacionados. Dessa forma, concilia as dimensões pessoal, profissional e social nas suas atividades. O foco é ajudar jovens a atuarem de forma autônoma e crítica.
Além disso, o Senac abre oportunidades para empresárias e empresários para participarem do programa Jovem Aprendiz. Essas pessoas devem procurar a unidade do Senac de Marechal. Uma vez lá, basta encaminhar a documentação necessária. Assim, será possível efetivar a matrícula do ou da aprendiz no curso de Aprendizagem.
Vagas disponíveis
Ao todo, são 22 cargos. Dentro deles, há uma distribuição de vagas em vários setores. A lista segue:
-
- Assistente administrativo;
- Assistente de logística;
- Assistente de pessoal;
- Atendente de lanchonete;
- Auxiliar de cozinha;
- Auxiliar de limpeza;
- Auxiliar de manutenção predial;
- Camareiro em meios de hospedagem;
- Cobrador interno;
- Empacotador;
- Estoquista;
- Frentista;
- Lavador de automóveis;
- Operador de caixa;
- Operador de computador;
- Operador de telemarketing;
- Organizador de evento;
- Programador de computador;
- Recepcionista em geral;
- Repositor de mercadorias;
- Vendedor;
- Zelador.
Sobre o programa Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz foi aprovado em 2000, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Porém, só foi regulamentado em 2005, já sob o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Com efeito, o programa também é conhecido como Menor Aprendiz e Aprendiz Legal. A regulamentação veio com a Lei do Aprendiz.
Essa legislação tem como regra a obrigatoriedade de oferecimento de 5% a 15% das vagas de trabalho oferecidas para os aprendizes. A regra abrange as empresas de grande ou médio porte. Porém, empresas pequenas também podem oferecer vagas nesse regime, ainda que não de maneira obrigatória.
Segundo a lei, são aceitos jovens entre 14 a 24 anos. Essas pessoas precisam estar cursando ou terem concluído o ensino médio ou fundamental em escola pública.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!