O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, na última semana, os primeiros núcleos do Ambiente Jovem. Trata-se, segundo a administração estadual, do maior programa de educação ambiental do Brasil. Ao todo, doze núcleos começaram a operar. Eles ficam nas cidades de Areal, Carapebus, Paty do Alferes, São Fidélis, Macaé, Quatis, Cardoso Moreira, Resende, Rio Bonito, Três Rios, São Pedro da Aldeia e Queimados.
O programa Ambiente Jovem (Bolsas de Estudos) é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos. Terá como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades onde estão localizados os núcleos.
Ao todo, estão previstos 120 núcleos em áreas de vulnerabilidade social. Eles estarão distribuídos em todo o território fluminense. Haverá, no âmbito do programa, atividades e cursos de capacitação em diversos temas pertinentes à educação ambiental. Além disso, as pessoas participantes receberão uma bolsa mensal de 200 reais, que será vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.
“É uma alegria imensa poder ver estes jovens reunidos por uma causa tão importante e dentro de uma iniciativa de impacto positivo. Estes futuros agentes ambientais têm uma grande missão pela frente, e a Seas está ativa e operante na orientação e apoio à causa“, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.
A meta do programa é abranger cerca de 6 mil jovens de todo o estado do Rio de Janeiro.
Veja o vídeo sobre este assunto no Canal Programas Sociais BR e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:
Inscrições e informações sobre o programa
As inscrições serão feitas por internet, pelo site www.ambientejovem.com.br/.
De acordo com o governo fluminense, o Ambiente Jovem irá favorecer a inserção das pessoas beneficiadas no mercado de trabalho formal. Contudo, o programa não resume a isso. O programa também desenvolverá uma visão empreendedora entre jovens ao longo das atividades desenvolvidas.
A ideia é desenvolver junto ao público possibilidades e alternativas de geração de renda. Além disso, um dos objetivos é o aumento na qualidade de vida das envolvidos e de suas comunidades. O objetivo central é que obtenham autonomia na geração de melhorias na qualidade de vida das comunidades.
É esperado que o público atendido, por meio dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego formal. Juntamente com isso, abrindo oportunidades de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.
Ciclo básico de capacitação
O programa funcionará com unidades chamadas Núcleo de Pertencimento (NUP). Cada um deles será composto por 2 turmas de 25 alunos e alunas. Durante os primeiros 60 dias, haverá imersão das pessoas participantes em conhecimentos gerais de educação para sustentabilidade e cidadania.
Mais informações, no site do programa.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!